Igreja do Pilar

Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia

A região do Pilar pode ser considerada como a parte finalzinha do Comércio. Tendo a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, como ponto quase final, próxima à região estão o Plano Inclinado do Pilar (funicular ver-ti-gi-no-so que liga esse ponto do Comércio ao Santo Antonio), o Trapiche Barnabé, Museu du Ritmo, etc.

Igreja do Pilar

A igreja histórica foi instituída em 1718 na capela de um pequeno convento carmelita que existiu onde fica o Trapiche Barnabé e sua edificação ocorreu 1756 por imigrantes espanhóis em homenagem a sua padroeira e apresenta elementos dos estilos barroco, rococó e neoclássico. O frontispício foi executado entre 1770 e 1780, com representação da padroeira em mármore, segurando uma custódia, na base de uma grande encosta abaixo do Carmo. Á direita do templo, está o cemitério da Irmandade, edificado em 1799. Toda a cantaria dos arremates veio de Portugal.

Igreja do Pilar

Essa igreja tornou-se muito popular devido à festa em devoção a Santa Luzia, que acontece no dia 13/12. Na ocasião, devotos buscam as águas da fonte milagrosa de Santa Luzia para sarar suas doenças, principalmente às relacionadas aos olhos, já que esta é considerada pela Igreja Católica uma das “virgens-mártires”, que sofreu o martírio de ter os olhos arrancados. A santa é considerada padroeira dos marinheiros e madrinha dos Filhos de Gandhi e da Banda Didá. A fonte natural do local, que já serviu outrora para abastecimento de naus e caravelas do porto da cidade, provém da canalização realizada quando da contenção da encosta para construção do templo.

Igreja do Pilar

A Igreja, seu pátio interno e o cemitério em um nível superior formam (mais) um complexo arquitetônico extraordinário e exclusivo de Salvador! O Pilar é uma região pouco conhecida dos soteropolitanos, que precisa ser resgatada, bem com seus prédios e construções belíssimas ao arredor.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Autores de comentários
parsingazure Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
o maisnovo mais antigo mais votado
Me notificar caso:
azure
Visitante

Pre-emptive

parsing
Visitante

firmware