Tchanran! Quem sabe que igrejiiinha é essa, e quem já a viu aberta? Eu, ontem, pela primeira vez! A primitiva igreja dedicada à Senhora de Sant’Ana (1913) tinha capacidade para 72 pessoas, numa época em que o Rio Vermelho era um lugar de veraneio e não havia muitos moradores. Com crescimento do bairro e sua pequena capacidade, houve a construção de um novo templo, bem próximo a ela, com capacidade para 500 pessoas sentadas e a pequenina igreja foi desativada. Hoje, junto às igrejas da Barroquinha, a antiga capela de N. S. Conceição (Solar do Unhão), é, praticamente, a terceira “ex-igreja” de Salvador, assumindo outras funções. Isso não é de todo ruim, sendo até mesmo um movimento mundial de dar novas e outras utilidades a templos católicos, quando a Igreja não mais assume o protagonismo na vida social, religiosa e coletiva de um lugar.
É muita informação, rs, mas o queremos mesmo divulgar nesse post é o Presépio de Natal que está montado nela e será aberto ao público hoje (14/12/19) até o dia 06/01/20. Ontem vimos a dedicação do pessoal até muito tarde para deixar tudo tão lindo!
Uma imagem original da Santa Dulce dos Pobres usada na missa de sua canonização faz parte do acervo, junto com a do Menino Jesus de madeira e olhos de vidros do séc. XVI (disponibilizada de um acervo particular). Assim como a estrutura precária da igreja, tudo muito simples, e, por isso mesmo, com grandes significados.
Então, já sabe, passando pelo RV, é só entrar! Jorge, Zélia e Fadul estão na porta dando as boas-vindas! ❤️
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U