Igreja de São Bento

Igreja de São Bento: Salvador x São Paulo

História da Igreja de São Bento de Salvador

Em 1575, o frei beneditino Pedro de São Bento Ferraz chegou à Salvador com a missão de fundar o Mosteiro e a Igreja de São Bento da Bahia. Ao chegarem à Bahia, em 1582, os monges beneditinos receberam como morada a pequena capela e o terreno. A partir de então, inicia-se a construção de uma igreja maior e do Mosteiro nos moldes beneditinos, conforme a tradição da arquitetura monástica.

As instalações incompletas começaram a ser habitada pelos frades em 1584, sendo ocupadas pelos holandeses em 1624, durante a invasão de Salvador, quando saquearam e destruíram o edifício. O monge arquiteto Frei Macário de São João fez o projeto do novo prédio, em estilo neoclássico, e a Igreja de São Bento foi sendo construída, ao longo dos anos, com a influência das diversas tendências e estilos. As obras iniciadas no século 17 foram concluídas no final do século 19. O altar-mor da igreja primitiva foi transferido para a Igreja de Monte Serrat e um novo altar em mármore foi construído. 

O Mosteiro de São Bento da Bahia foi o primeiro mosteiro beneditino das Américas. Sua história está ligada à história da Bahia. No século 17, serviu de enfermaria durante o período da peste espanhola. No século 18, acolheu os vitimados da Guerra de Canudos. Em 1982, a igreja do Mosteiro foi elevada a condição de Basílica Menor de São Sebastião pelo Papa João Paulo II. Sua biblioteca guarda obras raras e seu acervo sacro é imenso e magnífico.

Seu interior, simples, não tem ouro que estamos acostumados a ver nas outras igrejas de Salvador. Vale a pena conferir a liturgia com canto gregoriano que ocorre todos os dias no mosteiro. Aos domingos, a missa às 10h é toda cantada pelos frades em canto gregoriano e o acompanhamento é feito com um órgão.

História da Igreja de São Bento de São Paulo

A fundação do Mosteiro e da Igreja de São Bento de São Paulo data do fim do século XVI ou mais exatamente, em 1598. Segundo documentação da época, foram concedidas duas Sesmarias pelo Capitão-Mor Jorge Correia, as quais seriam a base da fundação beneditina na pequena vila. O terreno cedido a São Bento era o mais bem localizado, abrangendo de um lado o Vale do Anhangabaú e, do outro, a atual 25 de Março.

Igreja de São Bento

Em janeiro de 1650, foi lançada a pedra fundamental para sua construção. A construção atual do mosteiro não é a mesma de séculos anteriores. Trata-se da quarta construção. Em 1910 tem início a nova construção segundo projeto do arquiteto Richard Berndl da cidade de Munique, Alemanha. Quatro anos mais tarde, em 1914, estava completo o conjunto beneditino que conhecemos hoje: a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio de São Bento, marco histórico, cultural e turístico de grande importância para a cidade de São Paulo.

De interior belo, misterioso e imponente, a igreja traz tranquilidade em meio ao caos do Centro de São Paulo. O monastério hospedou o papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, em 2007 e está integrado à Basílica, onde são realizadas missas diariamente. A mais famosa delas acontece aos domingos, às 10h, e é acompanhada por coral de canto gregoriano e pelo som do órgão de 7.000 tubos. Sua padaria, com pães e doces preparados por um grupo de monges é uma grande atração. No último domingo do mês, às 12h, o complexo fica aberto para um farto brunch. 

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->