A história da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, remete ao descobrimento do Brasil. Os franciscanos foram os primeiros missionários do Brasil e realizaram as primeiras missas em Porto Seguro, onde foi construída a Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória, em 1503, sendo considerada a primeira igreja do Brasil.
O convento franciscano foi fundado em Salvador, em 1587, ano em que a a primeira Igreja de São Francisco começou a ser construída na cidade, pelo frei Antônio da Ilha. Em 1675 foi decidida uma reconstrução e o atual convento foi construído a partir de 1686. Em 1708, começou a construção da igreja atual, em estilo barroco, concluída só após 40 anos.
O interior da Igreja é de uma beleza rara, todo em uma deslumbrante talha dourada e imagens policromadas de mestres santeiros baianos, obras primas da arte sacra. Tem bastante jacarandá esculpido e duas pias de pedra, doadas por D. João V, rei de Portugal. Também de grande beleza são os púlpitos e o teto, com várias pinturas sacras.
Ainda de grande valor artístico, são as imagens de São Pedro de Alcântara, São Benedito, São José, Coração de Jesus, Santo Antônio e São Francisco de Assis no altar-mor. No lado esquerdo, destacam-se as imagens de N. S. da Conceição, N. S. da Glória, N. S. da Piedade, N. S. de Santana, Santa Luzia e São Domingos.
Na parte externa da igreja, é possível ver o grande painel de azulejos do século 18, que retratam passagens bíblicas, a vida de São Francisco e cenas do cotidiano pagão. São mais de 50 mil azulejos, parte deles criada por Bartolomeu de Jesus em meados do século XVIII, e que mostram cenas e inscrições moralistas diversas, retiradas do livro Teatro Moral da Vida Humana e de toda a Filosofia dos Antigos e Modernos, ilustrado com estampas de Otto van Veen. Todo esse lindo e maravilhoso complexo carece de restauração. É visível a deterioração de paredes e painéis.
É uma grande pena que as visitas guiadas a esta igreja bem como às outras no Pelourinho sejam praticamente escassas. Além da evidente falta de incentivo ao turismo, ouvimos respostas que é difícil encontrar pessoas que conheçam e entendam a complexidade dessa igreja. Mas gente… 🙁
Eu sou aquele tipo de turista que não aguenta ver uma igreja que já vai logo entrando. Além da delicada questão religiosa, as igrejas, em especial as católicas, ortodoxas e protestantes são verdadeiros templos de história, cultura e arte sacra. Eu já vou logo entrando, me encantando e quase sempre me emocionando.
Entre as dezenas de igrejas que já conheci pelo mundo afora, uma coisa é certa: o mundo ainda não me apresentou uma igreja como a de Igreja de São Francisco, pela sua quantidade de ouro e absurda riqueza de detalhes!
Igreja e Convento de São Francisco
End: Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho | Salvador –BA
Tel: 3322-6430
Funcionamento: segunda, 8h30 às 17h30, terça, 9h às 14h30; quarta a sábado, 9h às 17h30 e domingo, 13h às 17h30.
Ingresso: R$5,00 (gratuito nos horários de missa, segunda – 7h; terça – 7h, 8h, 16h e 18h; quarta a sexta, 7h; sábado – 7h30 e domingo, 8h.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U