Desde 2016, o Diário de Salvador sonhava em ver a Igreja de São Pedro Gonçalves aberta. Desconhecida pelos soteropolitanos mesmo que localizada nos arredores do Mercado Modelo e Elevador Lacerda, há 9 anos ela estava completamente abandonada e, há 2 anos, passava por reforma.
Pequenina e graciosa, essa riqueza estava escondida e, agora, pronta pra ser apreciada e valorizada pelos baianos e turistas que tanto transitam naquela parte da cidade, que, para nós, é a mais l.i.n.d.a e r.i.c.a de Salvador.
A Igreja de São Pedro Gonçalves, também conhecida por Igreja do Corpo Santo, foi fundada em 1711 pelo marujo espanhol Pedro Gonçalves, em agradecimento por ter sobrevivido a uma tempestade na Baía de Todos os Santos.
Sua planta é do tipo arcaico, encontrado na arquitetura religiosa rural, com nave e capela-mor formando um só corpo de construção, dividido convencionalmente pelo arco cruzeiro. No acervo, a imagem do Senhor da Redenção, atribuída a Francisco das Chagas (Cabra), um dos mais importantes escultores do barroco brasileiro. Além de São Pedro Gonçalves, na capela também se venera São José. Sua restauração nos custou R$3,5 milhões de reais.
Por falar em Comércio, depois iremos falar aqui sobre o “conserto” das suas calçadas. Algumas já não existem mais, fato que obriga as pessoas a andarem nas ruas e muitas pedras portuguesas, testemunhas e relíquias da nossa história, estão nos dando um doloroso adeus. 🙁
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U