Igreja dos Quinze Misterios

Igreja dos Quinze Mistérios | Santo Antônio Além do Carmo

Mais uma pra série: A gente morre e não conhece todas as igrejas de Salvador

A Igreja dos Quinze Mistérios começou a ser construída em 1829, em estilo neoclássico e fica na esquina da Praça dos Quinze Mistérios, no bairro do Santo Antônio. Em 1811, foi fundada a confraria de N. S. do Rosário dos Quinze Mistérios dos Homens Pretos, que funcionou na Matriz de Santo Antônio Além do Carmo até a construção dessa capela. Em 1852, fundou-se irmandade de N. S. da Soledade, com sede na capela.

Segundo registros históricos, no local em que foi construída existiam primitivamente, trincheiras de defesa da cidade, escavadas no tempo do vice-Rei Marquês de Angeja. A capela nunca chegou a ser concluída, por falta de recursos. Ela é formada, atualmente, pela capela-mor, nave e coro. Sua fachada neo-clássica é do tipo templo com frontão clássico. Seu interior apresenta decoração neo-clássica.

Há alguns anos que essa igreja está fechada. Alguém já a viu aberta?

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments