Igreja do Rosario Salvador

Igreja Nossa Senhora do Rosário, um lugar de paz na correria da Av. Sete

Tem que ter um pouco de atenção para perceber a pequenina e graciosa Igreja Nossa Senhora do Rosário no redemoinho da Av. Sete de Setembro. Em Salvador, a irmandade de Nossa Senhora do Rosário foi fundada em 1689. Inicialmente, ela funcionava na antiga Igreja de São Pedro. Em 1746, foi construído o templo no local atual, com o nome de Capela de Nossa Senhora do Rosário de João Pereira. Isso porque esse trecho inicial da Av. Sete, dominado pela Igreja do Rosário, Piedade e Mercês, era a antiga Rua de João Pereira, parte do caminho para a Vila Velha, na Barra, que existia desde o século XVI. Por volta de 1880, era também chamada de “Rua do Rosário de João Pereira”. No início do século XX, era a Rua Conselheiro Pedro Luiz, mas conhecida como Rua do Rosário.

Igreja do Rosario SalvadorIgreja do Rosario Salvador

Lamentavelmente, em 1915, a parte frontal da Capela, o seu frontispício, foi demolido para dar passagem à Av. Sete de Setembro. Por sorte, seu altar-mor, do século XVIII, foi preservado. O governo de J.J. Seabra (1912 a 1916 e de 1920 a 1924) foi marcado por uma saga insana em modernizar a primeira capital do Brasil. Só nesta região inicial da Av. Sete foram demolidos a antiga e original Igreja de São Pedro, o antigo prédio do Senado e parte dessa Igreja do Rosário e do Convento das Mercês. O mosteiro e a Igreja de São Bento só não foram demolidos devido a uma revolta popular.

Igreja do Rosario Salvador Igreja do Rosario Salvador

A Igreja Nossa Senhora do Rosário faz parte da Paróquia de São Pedro, cuja igreja matriz fica, hoje, na praça da Piedade. Expediente: Aberta das 8h30 às 17h30. Sábado das 8h30 às 12h. Fechada aos domingos. Missas: De segunda a sexta-feira, às 9h. Oração do Terço: 9h, 11h, 15h, 16h30.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->