Toda igreja merece uma visita e se for uma igrejinha primitiva espalhada pela Bahia, então…! Era um desejo antigo fazer um post sobre essas igrejas simples e tão representativas para a história de cada local.
💒Igreja de São Sebastião (Caraíva): A data de construção é por volta de 1530 e é uma das mais antigas do Brasil. Sua simplicidade é o que a torna linda e encantadora, com suas paredes feitas de forma rudimentar com óleo de baleia, areia e conchas. (Foto em destaque)
💒Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Arraial d´Ajuda): É considerado o primeiro Santuário Mariano do Brasil. A igreja começou a ser construída em 1549 e recebeu esse nome devido ao aparecimento da imagem da Santa a São Tomé de Souza e aos jesuítas que ali chegaram.
💒Igreja de São João Batista (Trancoso): Erguida em 1656 e, como era de costume, de costas para o mar, visando a proteção dos fiéis e do patrimônio, bem ao fundo do Quadrado de Trancoso. A arquitetura é uma herança colonial, remontando ao trabalho dos jesuítas.
💒Igreja de São Francisco de Assis (Praia do Forte): Foi construída pelos pescadores em 1900. No altar estão as imagens de São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, e nas paredes telas do pintor baiano Carlos Bastos retratando a via sacra.
💒Igreja Nossa Senhora da Luz (Morro de São Paulo): A mudança da antiga capela que estava desabando para o centro da vila teve início em 1628. Construída no estilo barroco, essa igreja teve uma história rica com ouro, prata e imagens sacras. Foi alvo de muitos roubos e pirataria e praticamente todo o acervo foi roubado. Havia peças datadas em 1630 como uma coroa comprada em Portugal.
💒Igreja de Senhor dos Passos (Lençóis): datada de 1855, está erguida em uma pequena elevação na entrada da cidade. A escadaria com cerca de 20 degraus leva ao adro, onde vislumbra-se uma bela vista do rio, do mercado, da praça.
💒Igreja Santo Antônio (Barra Grande, Maraú): Fundada em 1852, sua fachada em azul e branco traz um ar pitoresco ao lugar.
💒Igreja de Bom Jesus dos Navegantes (Mangue Seco): É do século XIX, quando a Santa Cruz da Bela Vista gozava de posição privilegiada no comércio nordestino.
Qual a sua igrejinha primitiva da Bahia preferida?
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U