Igreja primitiva Bahia

Igrejas primitivas espalhadas pela Bahia

Toda igreja merece uma visita e se for uma igrejinha primitiva espalhada pela Bahia, então…! Era um desejo antigo fazer um post sobre essas igrejas simples e tão representativas para a história de cada local.

💒Igreja de São Sebastião (Caraíva): A data de construção é por volta de 1530 e é uma das mais antigas do Brasil. Sua simplicidade é o que a torna linda e encantadora, com suas paredes feitas de forma rudimentar com óleo de baleia, areia e conchas. (Foto em destaque)

💒Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Arraial d´Ajuda): É considerado o primeiro Santuário Mariano do Brasil. A igreja começou a ser construída em 1549 e recebeu esse nome devido ao aparecimento da imagem da Santa a São Tomé de Souza e aos jesuítas que ali chegaram.

Igreja primitiva Bahia

💒Igreja de São João Batista (Trancoso): Erguida em 1656 e, como era de costume, de costas para o mar, visando a proteção dos fiéis e do patrimônio, bem ao fundo do Quadrado de Trancoso. A arquitetura é uma herança colonial, remontando ao trabalho dos jesuítas.

Igreja primitiva Bahia

💒Igreja de São Francisco de Assis (Praia do Forte): Foi construída pelos pescadores em 1900. No altar estão as imagens de São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, e nas paredes telas do pintor baiano Carlos Bastos retratando a via sacra.

Igreja primitiva Bahia

💒Igreja Nossa Senhora da Luz (Morro de São Paulo): A mudança da antiga capela que estava desabando para o centro da vila teve início em 1628. Construída no estilo barroco, essa igreja teve uma história rica com ouro, prata e imagens sacras. Foi alvo de muitos roubos e pirataria e praticamente todo o acervo foi roubado. Havia peças datadas em 1630 como uma coroa comprada em Portugal.

Igreja primitiva Bahia

💒Igreja de Senhor dos Passos (Lençóis): datada de 1855, está erguida em uma pequena elevação na entrada da cidade. A escadaria com cerca de 20 degraus leva ao adro, onde vislumbra-se uma bela vista do rio, do mercado, da praça.

Igreja primitiva Bahia

💒Igreja Santo Antônio (Barra Grande, Maraú): Fundada em 1852, sua fachada em azul e branco traz um ar pitoresco ao lugar.

Igreja primitiva Bahia

💒Igreja de Bom Jesus dos Navegantes (Mangue Seco): É do século XIX, quando a Santa Cruz da Bela Vista gozava de posição privilegiada no comércio nordestino.

Igreja primitiva Bahia

Qual a sua igrejinha primitiva da Bahia preferida?

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->