A Ilha de Bom Jesus dos Passos (antes chamada Pataíba Assú ou madeira da palmeira pati), segundo o historiador Gabriel Soares, era habitada por índios tupinambás e recebeu seu nome atual em 1776, quando um Dr. chamado André de Carvalho construiu a igreja. Em 1624, ela foi alvo de ataques de holandeses, tendo muitos destes lá se estabelecido. Pequenina, a ilha fica entre Madre de Deus e Ilha dos Frades, e, atualmente, possui cerca de 3 mil habitantes (a menor população entre as três ilhas que pertencem a Salvador).
De alguns lugares da Ilha dos Frades, é possível avistar a Ilha de Bom Jesus dos Passos e, como não conhecemos a ilha, neste post vamos apenas citar algumas informações da mesma. Em meio a manguezais e matas densas, a ilha de Bom Jesus revela um belo cenário tendo, ao fundo, a Igreja de Bom Jesus dos Passos, iniciada em 1766 e fundada em 1815. Como em toda a baía, o mar é em tom azul/verde, com águas calmas. São praias da Ilha de Bom Jesus dos Passos: Pontinha, praia da Igreja, praia do Nordeste e Ponta do Padre. Por ser uma ilha, o único acesso a Bom Jesus se dá pelo mar. Como ela está bem próxima a Madre de Deus, a travessia de lá dura cerca de 10 minutos. Por ser uma ilha bem pequena, onde a população vive basicamente da pesca, ainda é possível encontrar um primitivismo característico dos tempos coloniais e do recôncavo baiano.
Bom Jesus dos Passos é também conhecida pela singularidade dos festejos populares cristãos que marcam o calendário da ilha. As principais festas são a do Senhor Bom Jesus dos Passos e a procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, às quais acontecem no mês de janeiro.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U