Ilha de Bom Jesus dos Passos

Ilha de Bom Jesus dos Passos, a menor ilha de Salvador

A Ilha de Bom Jesus dos Passos (antes chamada Pataíba Assú ou madeira da palmeira pati), segundo o historiador Gabriel Soares, era habitada por índios tupinambás e recebeu seu nome atual em 1776, quando um Dr. chamado André de Carvalho construiu a igreja. Em 1624, ela foi alvo de ataques de holandeses, tendo muitos destes lá se estabelecido. Pequenina, a ilha fica entre Madre de Deus e Ilha dos Frades, e, atualmente, possui cerca de 3 mil habitantes (a menor população entre as três ilhas que pertencem a Salvador).

Ilha de Bom Jesus dos Passos

De alguns lugares da Ilha dos Frades, é possível avistar a Ilha de Bom Jesus dos Passos e, como não conhecemos a ilha, neste post vamos apenas citar algumas informações da mesma. Em meio a manguezais e matas densas, a ilha de Bom Jesus revela um belo cenário tendo, ao fundo, a Igreja de Bom Jesus dos Passos, iniciada em 1766 e fundada em 1815. Como em toda a baía, o mar é em tom azul/verde, com águas calmas. São praias da Ilha de Bom Jesus dos Passos: Pontinha, praia da Igreja, praia do Nordeste e Ponta do Padre. Por ser uma ilha, o único acesso a Bom Jesus se dá pelo mar. Como ela está bem próxima a Madre de Deus, a travessia de lá dura cerca de 10 minutos. Por ser uma ilha bem pequena, onde a população vive basicamente da pesca, ainda é possível encontrar um primitivismo característico dos tempos coloniais e do recôncavo baiano.

Bom Jesus dos Passos é também conhecida pela singularidade dos festejos populares cristãos que marcam o calendário da ilha. As principais festas são a do Senhor Bom Jesus dos Passos e a procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, às quais acontecem no mês de janeiro.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments