Ilha dos Frades

Ilha dos Frades, uma das três ilhas pertencentes a Salvador

A Ilha dos Frades é uma das ilhas pertencentes à Baía de Todos os Santos e uma das três que pertencem ao município de Salvador. O local recebeu esse nome durante a forte presença de frades católicos que vinham à região para catequizar os índios tupinambás. Assim como outras ilhas da baía, Frades possui uma grande área de Mata Atlântica nativa e pontos históricos como as igrejas de Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora do Loreto dos séculos XVII e XVIII, o Farol e ruínas de construções que remetem ao período de escravidão.

Ilha dos Frades

As praias da Ilha dos Frades são bem preservadas e, como as praias banhadas pela baía, possuem águas transparentes e mornas que fazem desse banho de mar um dos mais deliciosos do mundo! A Praia da Viração (essa é a doida!), lindíssima, perfeita, quando não acreditei no verde na água, no visual da mata, nossa, maravilhosa demais. Ela fica ao lado da Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe e não tem restaurantes nem barracas.

Ilha dos Frades

A Praia de Loreto é muito bonita e a grande atração é a belíssima Capela de Nossa Senhora do Loreto, que está a poucos metros do mar. Reformada, pequena, graciosa, um tesouro, meu deus! (foto em destaque). A Praia do Marinheiro é muito boa para banho também, mesmo próxima a um mangue, e fica bem próximo à Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Ilha dos Frades

Outras praias são: Paramana, Tobar, Tobarzinho. A Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe está localizada ao norte da Ilha dos Frades, é uma das praias mais movimentadas e conta com uma boa infraestrutura. Ela também conta com uma certificação internacional de qualidade ambiental “Bandeira Azul”, sendo a primeira praia do nordeste brasileiro a recebê-la.

Uma informação um tanto quanto relevante mas carece de confirmação: ficamos sabendo que uma pista de pouso maior que a de Salvador existe/está sendo construída lá e instauração de grandes empreendimentos imobiliários. Preocupante?

Lembrando que Ilha dos Frades está bem próxima à Madre de Deus. Saindo de Salvador, pegue a BR-324 para Madre de Deus e depois a BA-522, em direção a Candeias. O percurso leva cerca de uma hora. Depois, é só pegar um barco.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments