Esta semana vamos pegar o embalo e continuar falando sobre o Comércio, esse lugar sui generis de Salvador, o qual tem pautas intermináveis. O prédio do Instituto do Cacau da Bahia é um dos maiores prédios do Comércio, junto com o do Banco do Brasil e o dos Correios. Com arquitetura moderna e linhas consideradas avançadas para a época, o projeto foi assinado pelo arquiteto alemão Alexander Buddeus, em 1932, sendo inaugurado em 1936.
Há anos fechado, quem não se lembra quando foi esse incêndio, já vamos refrescar sua memória: 2012. E, desde essa data, assim se encontra o prédio. Próximo à nova e linda Praça Marechal Deodoro, o Museu do Cacau (fechado desde então) contava a história da cultura cacaueira baiana, com rico acervo (quadros, móveis coloniais, documentos, louças, urnas indígenas). Uma dobradinha maravilhosa para arrebatar soteropolitanos e turistas para descer e percorrer todo o bairro. Por ora, apenas a pandemia deveria estar impedindo isso.
Conheça um pouco mais sobre a história do prédio nos cards que ficam na entrada do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). No prédio também funcionam uma agência bancária, um restaurante popular e alguns órgãos do governo estadual.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U