O histórico Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB)

Talvez você já tenha passado por este prédio histórico situado entre a Av. Sete e a Rua Direita da Piedade e não ter atentado para a sua importância. Trata-se do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) que fará 119 anos este ano e tem como finalidade a promoção de estudos, do desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro.

O prédio monumental do IGHB é chamado “Casa da Bahia” porque se tornou o templo consagrado ao culto da memória e da tradição baianas. Possui o Acervo Cartográfico, a Memória da Imprensa na Bahia, o Arquivo Histórico Theodoro Sampaio, o Acervo Museológico e a Biblioteca Ruy Barbosa.

Fazem parte do museu, esculturas de bronze, mármore e gesso, peças de ourivesaria (medalhas, moedas, insígnias e condecorações), bandeiras, cristais e vidros, porcelanas, espingardas, sabres, lanças indígenas, objetos ritualísticos do candomblé, máscaras e esculturas africanas.

A biblioteca Ruy Barbosa reúne, atualmente, mais de 30 mil títulos. Seu acervo engloba obras raras e importantíssimas, essenciais à pesquisa científico-cultural nas áreas de História, Geografia, Antropologia, Etnologia, Arqueologia, Genealogia, Sociologia e ciências conexas.

O arquivos histórico Theodoro Sampaio possuiu preciosidades como os manuscritos de poesias de Antonio de Castro Alves e cartas de Antonio Conselheiro.

No Acervo Cartográfico, pode ser conhecido a formação dos 417 municípios da Bahia. Lá estão registradas peças, inteiramente preservadas, com traçados minuciosos de como surgiram as primeiras cidades baianas. Hoje, mais de 500 unidades políticas – entre municípios e distritos – têm sua cartografia, territorial e urbana, disponível a estudos, o que representa o resgate da memória do Estado e seu desenvolvimento produtivo.

O Instituto realiza diversos cursos gratuitos ou a preço simbólico. É só conferir no site http://www.ighb.org.br/

Av. Sete de Setembro, 94 A – Piedade

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: