A intervenção Eggcident do artista holandês Henk Hofstra, que faz parte do Festival Virada Sustentável, não poderia estar em outro lugar que não fosse a Praça Cayru. A provocação é para o demasiado aquecimento global, que traz ovos gigantes estalados e prontos para serem fritos.
A praça mais quente de Salvador, é sabido, recebe um forte poente, e ficou ainda mais quente com a recente reforma (custo de 8 milhões), em que 80% dela foi concretada, com puro cimento, cimento grosso e brita. Os 20% ficou por conta de tímido mosaico com supostas “pedras portuguesas”, que só confirma a sensação do apagamento e distanciamento da nossa valiosa (e deserdada) herança portuguesa.
Aproveitando a atmosfera de provocação cultural da Virada Sustentável, imagina que louco seria essa primórdia praça baiana e brasileira, com uma totalidade de algum piso liso, mais agradável e frio, palco para várias rodas de capoeira… um cenário tão simples, local e, verdadeiramente, sustentável; nos parece, agora, uma coisa de outro mundo.
A @viradasustentavel.salvador segue até o dia 19/12/2021.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U