É difícil dizer o que faz das paisagens praianas de algo tão exuberante e único no litoral nordestino. Com suas enseadas delimitadas por montanhas recobertas de verde sugerem um pedaço da Rio-Santos que emigrou para a Bahia, como diria o querido Ricardo Freire do Viaje na viagem. As praias de Itacaré, em especial, as selvagens, são algumas das mais lindas do Brasil. A intensa faixa de Mata Atlântica é um privilégio para quem se presenteia em conhecê-la. E é justo essa grande vegetação que, durante anos, manteve Itacaré como um paraíso quase secreto, conhecido apenas entre pescadores, surfistas e amantes de praias desertas. Claro que com o tempo, viajantes do Brasil e do mundo começaram a desvendar os segredos desse pedacinho mágico nosso, no litoral sul da Bahia.
Distante 75 km de Ilhéus, Itacaré não é mais um reduto quase desconhecido, mas sim um dos mais disputados destinos do Brasil. O interessante deste destino no litoral baiano é que ele é o único situado numa cidade e não numa vila típica como Morro de São Paulo, Praia do Forte ou Trancoso, por ex. A cidade de Itacaré cresceu muito nos últimos tempos e por mais que aqui a população local seja numerosa, o lugar permaneceu também turístico e ainda é possível sentir o clima de praia e de vila que tantos buscam quando escolhem a Bahia como destino.
Esta semana iremos falar bastante das praias belíssimas e de outras atrações de Itacaré, esse lugar de belezas intocadas e surpreendentes. Voltar a Itacaré após dezesseis anos foi um presente que nem sabemos por que levou tanto tempo para isso acontecer. Que lugar. A Bahia é vasta e sempre surpreende. E nós somos muito sortudos em poder fazer grandes viagens e acessar tantos belos destinos de forma rápida e muito mais barata.
Como chegar a Itacaré
O Aeroporto de Ilhéus (IOS) é o mais próximo de Itacaré e está distante 75 km da cidade. Outra opção para quem deseja chegar por via aérea é o Aeroporto Internacional de Salvador, distante cerca 270 km via Ilha de Itaparica ou 391 km via BR-101. Tanto a partir de Ilhéus quanto de Salvador, será necessário fazer o trecho final de ônibus ou carro, sempre pela BA-001.
As principais atrações de Itacaré
Praias
Itacarezinho: Entre as mais bonitas, tem acesso fácil: você pode deixar o carro no estacionamento ou na pista em cima e descer uma moderada ladeira. A praia estende-se por 5 km, com áreas bem tranquilas. Na ponta norte, apelidada de Camboinha, uma cascata desce da mata e cai na areia.
Havaizinho: A faixa de areia é pequena e o acesso – uma trilha de 15 minutos a partir da estrada – garante o isolamento. Dois costões compridos canalizam a água, acalmando as ondas.
Engenhoca: Após 30 minutos de caminhada a partir da estrada, o cenário escancara-se: uma praia deserta, com o Rio Borundanga no canto direito o que permite alternar banhos de água doce e salgada. É point de surfistas, com boas ondas.
Jeribucaçu: Muitos a consideram a mais bonita de Itacaré. Com acesso por trilha de 40 minutos, é quase deserta. Tem areia branca cercada por coqueiros e ondas boas para surfe. No canto direito corre o Rio Jeribucaçu, que, na maré baixa, forma uma lagoa.
São José: Pequenina, marcada pelo encontro do rio com o mar. O acesso a partir da estrada é fechado pelo Condomínio Villas de São José. Há uma trilha de 15 minutos a partir da Prainha.
Prainha: Faixa plana de areia, boa para caminhar, ou ficar à sombra de coqueiros. Acesso por trilha de 50 minutos a partir da Praia da Ribeira.
Ribeira, da Costa, Tiririca e Resende e da Concha: São as praias urbanas de Itacaré, que podem ser percorridas a pé.
Cachoeira do Tijuípe: A água escorrega por um paredão e forma um lago, antes de cair no poço (os dois são bons para banho).
Passeio de barco para observação de baleias jubarte: Ocorre de julho a outubro, quando as baleias procuram a região para reprodução.
Passeio de canoa até a Cachoeira do Engenho: O acesso à cachoeira, com três quedas-d’água e piscina natural, é feito pelo Rio de Contas.
Rafting no Rio de Contas: A descida é no trecho mais “nervoso” do rio, em Taboquinhas, a 28 km de Itacaré. Corredeiras que se estendem por 3 km, rendem duas horas de atividade.
Pôr do sol na Ponta do Xareú: Ao lado da Praia da Concha, é ponto de encontro.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U