Lavagem do Bonfim 2019

Lavagem do Bonfim 2019 | Quem tem fé vai a pé mas vá de qualquer jeito

Nossa segundo ano na Lavagem do Bonfim (veja nosso post anterior) e a mesma emoção que só uma manifestação com uma incrível diversidade de raças, sexo, crenças e classes sociais é capaz de produzir. Uma festa na qual qualquer baiano ou turista aproveita em pé de igualdade e com liberdade de escolha do que curtir.

A estrela dessa manifestação religiosa e cultural nunca deixará de ser o sagrado, o emocionante cortejo entre duas das nossas mais famosas igrejas. Mas é preciso reconhecer a contribuição voluntária de cantores de microtrios e nanotrios, carros de som, bicicletas elétricas, pequenas fanfarras e de grupos levemente organizados para a diversidade da festa. E, claro, a participação interativa e genuína do público. Nossa musicalidade misturada à nossa espontaneidade é, e sempre será, uma de nossas melhores marcas.

Falando da parte musical do Bonfim, estamos maravilhosamente fadados a nos emocionar com o axé das antigas, mas a eclética trilha sonora da lavagem esse ano trouxe samba, forró, arrocha, o clássico que a Bahia adotou e chamou de seu “Cuisse Lá” (Wi Pití Pití), marchinhas de carnaval, tecno (fora de contexto mas tudo bem) e o onipresente Edson Gomes, outro fadado a nunca perder a majestade.

Lavagem do Bonfim 2019

Nossas baianas, grandes protagonistas, que despertam fortes emoções, seja pelo figurino, simpatia, flores ou sorrisos, merecem maior destaque pelo papel artístico, cultural e religioso que ocupam na festa.

Lavagem do Bonfim 2019

Em alguns momentos, toda essa beleza e importância se perdem em meio a uma certa descontinuidade (ou descaracterização?) da manifestação que, a cada ano, ganha mais contornos políticos. Contornos esses, bem-vindos, por sinal, desde que sua essência não seja perdida, o que, por ora, também revelam a complexidade, as movimentações e adaptabilidade da cultura de acordo com o tempo presente.

Sobre a logística da festa, a Transalvador ainda não conseguiu organizar o fluxo da volta a contento. Sem táxi, ônibus ou Uber chegando e saindo com fluidez do Largo de Roma, é preciso fazer andando uma boa parte do longo trajeto da volta. Exaustos mas realizados.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

1 Comentário
mais antigo
o maisnovo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
-->