Lencois

Lençóis, a “capital” da Chapada Diamantina

Como é bom encontrar pequenas cidades históricas pelo interior da Bahia, com casas e sobrados antigos ainda em pé e preservados. Caminhar pelas charmosas ruas e ladeiras de pedras de Lençóis é viajar no tempo. Ruas entrecortadas por becos, com suas edificações coloridas e centenárias, conservam uma arquitetura que revela a memória do garimpo na região das Lavras Diamantinas.

Lencois

Tombado pelo @iphangovbr desde 1973, o patrimônio paisagístico e arquitetônico colonial de Lençóis é herança da época em que a região foi a maior produtora mundial de diamantes e a terceira cidade mais importante da Bahia, na segunda metade do século XIX. Fundada, em 1845, por garimpeiros em busca dos diamantes, em pouco tempo, as terras foram ocupadas por exploradores e comerciantes de diversos lugares do Brasil, e a riqueza de Lençóis se refletia na importação de artigos de luxo e até na instalação de um vice-consulado da França (!) para facilitar o comércio francês.

 Lencois

No tour por Lençóis, inclua a Praça Horácio de Matos; a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em 1830, e a maior do sertão baiano; o Casario da rua Sete de Setembro, onde funcionou o vice-consulado da França; a antiga Prefeitura, que remonta os anos 1860 e é o atual escritório do IPHAN, o Mercado Público Municipal e a Ponte sobre o Rio Lençóis.

LencoisLencois Lencois

Além da riqueza histórica, como vocês viram aqui nas últimas duas semanas, os arredores da cidade é repleto de belezas naturais como rios, grutas, sítios arqueológicos, vestígios do garimpo, cachoeiras, vistas, etc; uma combinação que faz desta pequena, uma grande e importantíssima cidade baiana.

A melhor forma para chegar até Lençóis é pela BR-242. Lençóis também recebe a maior parte dos ônibus que saem de Salvador rumo à Chapada Diamantina. São três ônibus diários, com viagens que tem 7h de duração. O trecho é operado pela Real Expresso/Rápido Federal (@realexpresso). Há também voos operando para Lençóis.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->