Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

Lisboa: Por dentro da famosa Pastelaria de Belém

Vamos começar esse post falando um pouco da história da Pastelaria de Belém.

A história da Pastelaria de Belém remonta ao início do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, onde laborava uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, em 1834 são encerrados todos os conventos e mosteiros de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por “Pastéis de Belém”.

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos a vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraía os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.

Em 1837, inicia-se o fabrico dos “Pastéis de Belém”, em instalações anexas à refinação, segundo a antiga “receita secreta”, oriunda do Mosteiro. Transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente, na “Oficina do Segredo”, esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje.

Hoje, a única e verdadeira fábrica dos “Pastéis de Belém” consegue, através de uma criteriosa escolha de ingredientes, proporcionar o paladar da antiga doceria portuguesa.

A verdade é que a fábrica, por si só, já vale a visita, mesmo que você não goste tanto de pasteizinhos de Belém. O prédio é histórico e é possível ver algumas dependências internas, os fornos e a enorme quantidade de pastéis que são produzidos a cada dia.

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

A Pastelaria de Belém é gigante, tem diversos ambientes e está sempre lo-ta-do por gente ávida em provar o famoso pastel, de creme e massa folhada que derretem na boca e que custa apenas  €1,10!

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

Mas é bom falar que a Pastelaria de Belém não se resume apenas aos pastéis de Belém, há outras opções de salgados diversos, tortas e quiches. Eu até experimentei outras opções, mas melhor só focar nos pastéis mesmo, haha.

DSC04292 Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

O atendimento na Pastelaria de Belém pode não ser tão rápido pela quantidade de pessoas e, se você estiver com pressa, é até melhor pedir no balcão, pagar e comer. Independente, só sei que é maravilhoso comer uma receita secular que renasce a cada dia pelos mesmos processos artesanais. Não coma pastel em outro lugar de Lisboa que não seja aqui primeiro!

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

End: Rua de Belém nº 84 a 92, 1300 – 085 Lisboa.

Leia também:

Lisboa: Um passeio pelo bairro de Belém

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
2 Comentários
mais antigo
o maisnovo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
-->