Livraria Lello

Livraria Lello, a mais graciosa livraria do mundo | Dicas de Porto

A Livaria Lello foi construída no início dos anos 1900 e é declarada como a “mais bela livraria do mundo”. Seu lindíssimo edifício neogótico possui um teto deslumbrante em arco e uma majestosa escada em madeira, que é a maior atração da livraria. A Escadaria Carmim, embora extremamente audaciosa em sua concepção, é de uma leveza extraordinária. Ela é tão delicada que a sensação é que ela vai afundar com o nosso peso.

Quem assistiu aos filmes de Harry Potter consegue fazer alguma associação entre a gigante escadaria de Hogwarts e a escadaria em caracol da Lello. JK Rowling escreveu os primeiros capítulos de Harry Potter – A Pedra Filosofal quando ela morou no Porto, no início dos anos 90. Depois de assistir aos filmes de Harry Potter, alguns dizem que também foi a inspiração para a livraria Flourish and Blotts Booksellers, a livraria que ocupa metade da rua (lado esquerdo) em North Side, Beco Diagonal.

A livraria é um chamariz de turistas, principalmente depois da saga Harry Potter, mas vale, sim, a ida para aqueles que realmente gostam de livros e de ler. Uma grande parte dos livros vendidos na Lello são grandes clássicos mundiais e a maioria estão disponíveis em português (de Portugal), além de possuírem designs belíssimos. Há também bastante exemplares, claro, de grandes escritores portugueses como Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós e Guerra Junqueiro. Para quem ama ler, o lugar é um sonho e a vontade é de comprar o máximo de livros possível.

Antes de entrar na livraria, repare na fachada de estilo neogótico que já é impressionante por si só, mas atente à janela e às duas figuras ao seu redor. São duas pinturas que simbolizam uma a Arte, segurando uma escultura, e outra a Ciência, que exibe um dos símbolos da antropologia.

Livraria Lello

O vitral que se encontra no teto traz a insígnia “Decus in Labore”, que significa Dignidade no Trabalho, enlaçada no monograma dos irmãos Lello, lembra a regra de ouro que se aplica a todos os que entram na livraria, sejam colaboradores, clientes, leitores ou curiosos.

 

O valor para entrar na livraria custa € 5,50 e funciona das 10h às 19h30 nos dias úteis e das 10h às 19h nos finais de semana. Você compra o ingresso numa loja na esquina antes da livraria e esse valor pode ser abatido de qualquer compra. Isso é mais que justificável porque quebra essa coisa turística, de ter que pagar para se entrar numa livraria.

Uma nota pessoal sobre a Livraria Lello: Enquanto antigos trabalhos em madeira e a delicada decoração antiga fazem desta livraria um lugar muito bonito para se visitar no Porto, sua nova fama por causa de Harry Potter e, principalmente, no Instagram, significa que ela estará quase sempre bem lotada, com muitos visitantes posando incansavelmente para malditas selfies na escada. Se você realmente deseja aproveitar o seu tempo na livraria e não está lá apenas por seu apelo fotogênico ou fama, visite a Lello mais no final do dia. Embora o acesso seja controlado, com certeza haverá muita gente dentro atrapalhando seu desfrute.

→ Planeje sua viagem para Porto

Hospedagem em Porto

  • Booking.com tem 4.017 hotéis, hostels e pousadas em Porto e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros em Portugal

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na Europa

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.

Passeios em Porto

  • Tiqets é um site que reúne as melhores ofertas de ingressos para diversas atrações do mundo,  com desconto, confiança e facilidade de compra.
Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: