Magical Mystery Tour: O fascinante passeio pela Liverpool dos Beatles

A gente aproveita a recente passagem de Paul McCartney em Salvador para falar do Magical Mystery Tour.

Como fã incondicional dos Beatles, minha primeira ida a Liverpool, interior da Inglaterra, se restringiu a seguir os rastros do quarteto fantástico na cidade. A visita à The Beatles Story é mesmo imprescindível até mesmo para quem não é tão fã da banda, para poder se conhecer de forma ilustrada e mais realista possível a história de uma das mais famosas bandas de todos os tempos e como ela interferiu nos rumos da música pop em todo o mundo.

Para os fãs incondicionais dos The Beatles, para além da The Beatles Story, o tour do Magical Mystery Tour é algo que pre-ci-sa ser feito quando à sua ida a cidade. Ver com os próprios olhos e estar nos lugares que John, Paul, George e Ringo viveram, se conheceram, onde se encontraram pela primeira vez e formaram a banda que mudaria o mundo pop para sempre é difícil dizer em palavras a emoção.

Como funciona o Magical Mystery Tour?

O passeio dura uma média de duas horas e é feito a bordo de um ônibus com trilha sonora dos Beatles rolando sem parar e um guia que vai narrando muitas curiosidades sobre a história deles. É possível ver antigas escolas e faculdades de John, Paul, George e Ringo, incluindo a Faculdade de Artes e o Instituto de Liverpool (LIPA), a igreja onde Paul McCartney e John Lennon se encontraram pela primeira vez e suas casas de infância. O bacana desse tour é que também dá pra se ter uma visão super bacana de Liverpool, que é uma cidade grande, cheias de longas avenidas e áreas verdes.

Roteiro do Magical  Mystery Tour

1⃣A primeira passagem é pela casa de infância de Ringo Starr, localizada na Rua Madryn n.9. Não desce nesse ponto. Dá pra sentir só um gostinho mesmo do ônibus.

Magical Mystery Tour - Casa de Infância de Ringo Starr

2⃣Passagem pela frente do The Empress, prédio que compôs a capa do primeiro álbum solo de Ringo Starr “Sentimental Journey”, lançado em 1970.

Magical Mystery Tour - The Empress Ringo Starr

3⃣O lugar de nascimento de George Harrison. Arnold Grove, 12, no subúrbio de Liverpool Wavertree (os passageiros saem do ônibus aqui). Harrison morou aqui entre 1943 a 1949. Em 1950, George mudaria-se para 25, Upton Green, em Speke. Durante a estadia na nova casa, ele seria apresentado por Paul a Lennon em 6 de fevereiro de 1958.

Magical Mystery Tour - Casa de Infância de George Harisson

4⃣Penny Lane. A placa com o nome da longa rua – por razões óbvias – já foi um dos itens mais furtados por colecionadores dos Beatles. A barbearia citada da letra, Bioletti, não existe mais. Em seu lugar está o salão de beleza, Tony Slavin.

De fato, dá para sentir um pouco do ar da famosa rua e do bairro que inspiraram Paul e Lennon na canção. Quando a música foi feita, em 1966, na verdade, Penny Lane era um terminal de ônibus (os passageiros descem aqui).

Magical Mystery Tour - Penny Lane

5⃣Igreja de São Pedro. Woolton L25 6DA. Uma festa no jardim dessa igreja marcou  encontro histórico de John e Paul pela primeira vez em 6 de julho de 1957. John ficou impressionado porque o canhoto Paul, além de saber afinar o violão, cantou e tocou hits como “Twenty Flight Rock” e “Be-Bop-a-Lula” com o violão na posição invertida.

Magical Mystery Tour - Liverpool

6⃣Strawberry Field. Mais um lugar em Liverpool que serviu de inspiração para uma canção dos Beatles. Strawberry Field era uma mansão gótica, que servia de refúgio para meninas órfãs e ficava próxima à casa de John Lennon. John sempre se distraía espiando através do pesado portão vermelho de Strawberry Field. Além das furtivas entradas que fazia com seus amigos, ele não perdia uma oportunidade de visitar o refúgio no verão, quando lá se realizava uma festa no jardim para angariar fundos (os passageiros saem do ônibus aqui).

O atual portão vermelho continua igual ao original e dá pra fazer o mesmo que Lennon fazia: colocar a cabeça no portão, observar (ainda que um pouco distante) o antigo orfanato e os campos ao seu arredor e imaginar um tiquinho do que inspirou o músico a compor uma canção tão nostálgica.

Magical Mystery Tour - Liverpool - Strawberry FieldMagical Mystery Tour - Liverpool - Strawberry Field

7⃣Casa de infância de John Lennon. A casa que John viveu com os tios Mimi e George de 1967 a 1963. Lennon escreveu suas primeiras canções aqui, entre elas “I Call Your Name”, “What Goes On” e “Hello Little Girl”. Dos quatros beatles, percebe-se que a casa de John Lennon era a maior e melhor localizada na cidade, em Menlove Avenue, 251 (Mendips). Aqui não desce, só dá pra tirar fotos do ônibus.

Magical Mystery Tour - Casa de Infância de John Lennon

8⃣A casa de infância de Paul McCartney. Localizada na Forthlin Road, n. 20, essa é a penúltima parada do tour e a que demora um pouquinho mais. Paul viveu aqui de 1955 a 1964 e foi um forte ponto de encontro entre Paul e Lennon. Músicas como “Love me do”, “I Saw Her Standing There” e “I’ll Follouw The Sun” foram também compostas aqui.

É simplesmente maravilhoso constatar que casas simples e modestas foram os berços desses grandes músicos!

Magical Mystery Tour - Casa de Infância de Paul McCartneyMagical Mystery Tour - Casa de Infância de Paul McCartneyMagical Mystery Tour - Casa de Infância de Paul McCartney

❓Nesse tour é possível entrar na casa de infância de Paul McCartney e John Lennon?

Não. O Magical Mystery Tour leva você apenas à porta das casas em que John Lennon e Paul McCartney passaram sua juventude. Existe um outro passeio, o Beatles’ Childhood Homes Tour, em que é possível adentrar suas casas e certamente deve ser tão ou mais emocionante. É preciso reservar com antecedência no site da National Trust (?£29). Eu não fiz esse passeio e vai ficar para a próxima.

9⃣The Cavern Club. O final do passeio ocorre numa das casas de shows mais conhecidas do mundo, palco de quase trezentas apresentações dos Beatles antes do estrelato. O Cavern Club fica no subsolo da Mathew Street e é quase um “inferninho”, rs. Mesmo sendo uma réplica quase perfeita, é importante frisar que o The Cavern Club original foi demolido em 1973 e ficava do lado oposto ao atual.

Em 24 de janeiro de 1958, Jhon e Paul tocaram juntos pela primeira vez no Cavern com o Quarrymen. Em 9 de fevereiro de 1961, os Beatles fizeram sua estreia no local onde se apresentariam cerca de 280 vezes. Demais!

The Cavern Club - LiverpoolThe Cavern Club - Liverpool

Independente da mudança de lugar, é impossível não sentir a energia fora do normal desse local! De dia, é grande a probabilidade de ter bandas tocando a trilha sonora dos Beatles. Quando eu botei o pé no Cavern estava tocando “A Hard Day’s Night” e eu pensei em como aqueles meus dias estavam sendo fáceis… rs.

Alguns instrumentos originais utilizados pela banda estão ali expostos, juntos com fotos e cartazes de shows de outros grandes nomes da música mundial que já tocaram ali, como The Rolling Stones, Queen, Elton Jonh, Chuck Berry. Uma nostalgia sem tamanho!

Para quem for dormir em Liverpool, o legal desse passeio é que o bilhete também inclui entrada gratuita na noite da data da sua turnê para o palco do Cavern Pub. O brinde que eles falam que você tem direito na entrada do Cavern, é um postal dos Beatles.

The Cavern Club - LiverpoolThe Cavern Club - Liverpool

❓O que ainda fazer em Liverpool?

Se você ainda for seguir nessa “pegada Beatles”, na própria Mathew Street e redondezas tem vários locais que respira esse ar: bares, pubs, restaurantes, lojas de souvernir e até o hotel temático da banda, o Hard Days Night Hotel, que apenas passei pela porta.

Mattew Street - LiverpoolMattew Street - Liverpool

❓Onde comprar o bilhete do Magical Mystery Tour?

Você pode comprar antecipadamente pelo site ou na hora, no guichê deles na Anchor Courtyard, no Albert Dock. Eu comprei no mesmo dia e foi tranquilo, mas se você puder antecipar, melhor não correr nenhum risco. ?£17.95

❓Qual o local que sai o Magical Mystery Tour?

Bem ao lado da bilheteria que vende o bilhete, no Albert Dock.

❓O que é e o que fazer no Albert Dock?

O Albert Dock é a área mais popular de entretenimento de Liverpool, com diversas opções de lazer, passeios de barco,  bares, restaurantes, cultura artística e histórica. É possível visitar o Museu Marítimo de Merseyside, que conta parte da história da navegacão de guerra e mercante inglesa, com diversas réplicas em miniaturas, inclusive uma sessão dedicada ao Titanic, com uma réplica gigante do navio.

Albert Dock - O que fazer em Liverpool

Além das atracões do Museu dos Beatles, que a gente já falou aqui, no Albert Dock está a roda gigante de Liverpool, a “The Wheel of Liverpool”, a Echo Arena, com suas atracões artísticas e esportivas, o Tate Liverpool, que é uma das mais prestigiadas galerias de arte da Inglaterra, entre outras coisas.

❓Dá pra ir a pé da Estação de Liverpool (Liverpool Lime Street) até o Albert Dock?

Dá. É uma média de 20 min andando e é bom para já ir explorando a cidade. Mas aconselharia você a pegar um táxi ou ônibus e se poupar para fazer outras coisas na cidade, no caso de um bate e volta de Londres.

?Como ir de Londres a Liverpool?

Os trens saem direto de Londres da estação Euston e você chega na estação Lime Street de Liverpool, numa média de 2h30min de viagem. No caso de um bate e volta, interessante pegar o mais cedo possível. Compra de passagens sem rodeios, clique aqui.

Foto em destaque: Reprodução/Internet

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->