Mapa Turistico Salvador

Mapa Turístico Salvador | A Salvador Que Sonhamos

Mapas turísticos são os mais utilizados veículos de comunicação turística, fundamentais para a localização, planejamento e deslocamento de visitantes por uma região. Ao chegar a um destino, geralmente, a primeira necessidade e produto a ser requisitado pelo turista é um mapa da cidade e dos atrativos turísticos.

Muito comum no exterior; no Brasil e, falando especificamente de Salvador, o mapa de orientação turística ainda ocupa um tímido espaço, apesar de possuir um papel essencial no desenvolvimento da atividade do turismo tanto em termos de planejamento e gestão quanto à atratividade, tipologia turística, vocação, infraestrutura, permitindo direcionar investimentos e intervenções; como em termos de orientação voltada diretamente para o turista em visita a um sítio turístico.

Nossa ida à Flipelô, em agosto desse ano, nos revelou uma grata surpresa: a presença de uma mapa (estilo turístico) muito bem elaborado da feira, com quarentas pontos de identificação no Centro Histórico de Salvador. Contudo, nosso olhar quase diário para o turismo nesta região, principalmente, na parte de baixo do Elevador Lacerda e Mercado Modelo, nunca captou um mapa turístico nas mãos de visitantes, nem na área de desembarque do aeroporto, nem no Porto de Salvador.

Ainda que o turista brasileiro não tenha barreira com a língua e o mapa turístico não ser habitual no turismo doméstico, ele não deixa de ser importante. Para o turista estrangeiro, ele é essencial. Salvador possui um Centro Histórico grande, vasto e rico, com atrativos turísticos naturais, históricos, patrimônios culturais, manifestações populares, etc. E o mapa também deve abranger serviços de infraestrutura e outras localidades. Temos inúmeras atrações do Farol de Itapuã à Baía de Aratu, permeando toda a orla atlântica e a da Baía de Todos os Santos.

Nunca vimos um mapa turístico físico de Salvador mas esse da Flipelô nos encheu de esperança. Existem alguns mapas na internet. Mas o que o nosso turismo precisa é de mapas impressos nas portas de entradas de Salvador, que contemplem nossos planos inclinados, elevadores, igrejas e todas nossas riquezas escondidas que precisam ser relevadas e conhecidas por nós e pelo mundo. Que as nossas Secretarias de Turismo e empresas se apercebam disso. Quanto a informações nas ruas, continuamos dando com o maior prazer!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: