Mata do Cascão

Mata do Cascão – os últimos remanescentes de Mata Atlântica na cidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), é bom lembrar os últimos remanescentes de Mata Atlântica situados na cidade, sendo um deles esse no bairro do Cabula. Trata-se de área pertencente à União (Exército Brasileiro) – “Mata do Cascão” -, situada nos fundos do quartel do 19º Batalhão de Caçadores. A área da antiga Fazenda Cascão, de 137 hectares, confina com a Avenida Paralela, é contornada por muros e o acesso é controlado. As trilhas eram percorridas somente pelos soldados em treinamento, mas podem ser utilizadas por visitantes e pesquisadores, mediante autorização do comando do 19° BC.

Apesar da presença de espécies exóticas, como jaqueira e mangueira, a mata está em regeneração, o que pode ser notado pela presença de espécies nativas como pau-pombo, matataúba, pau-paraíba, janaúba, ingá, jenipapeiro, sucupira, pindaíba.

A densa vegetação protege as nascentes do rio Cascão, que alimenta um reservatório de 4.400 metros quadrados de espelho-d’água, construído entre 1905 e 1907, pelo engenheiro Teodoro Sampaio. Todavia o corpo d’água, antes límpido, foi contaminado nos últimos anos por esgotos domésticos, lançados diretamente no rio Cascão (ou rio das Pedras), oriundos de condomínios residenciais e invasões instaladas nas vizinhanças. Em razão disso, a pesca e o banho foram proibidos.

Cabula Salvador

Nessa mesma área, funciona a sede da unidade do exército 19º BATALHÃO DE CAÇADORES (19º BC), conhecido como Batalhão Pirajá, subordinada diretamente a 6ª Região Militar, também sediada em Salvador. Sua denominação histórica é uma lembrança da Batalha de Pirajá, durante a Independência da Bahia, onde lutou.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->