No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), é bom lembrar os últimos remanescentes de Mata Atlântica situados na cidade, sendo um deles esse no bairro do Cabula. Trata-se de área pertencente à União (Exército Brasileiro) – “Mata do Cascão” -, situada nos fundos do quartel do 19º Batalhão de Caçadores. A área da antiga Fazenda Cascão, de 137 hectares, confina com a Avenida Paralela, é contornada por muros e o acesso é controlado. As trilhas eram percorridas somente pelos soldados em treinamento, mas podem ser utilizadas por visitantes e pesquisadores, mediante autorização do comando do 19° BC.
Apesar da presença de espécies exóticas, como jaqueira e mangueira, a mata está em regeneração, o que pode ser notado pela presença de espécies nativas como pau-pombo, matataúba, pau-paraíba, janaúba, ingá, jenipapeiro, sucupira, pindaíba.
A densa vegetação protege as nascentes do rio Cascão, que alimenta um reservatório de 4.400 metros quadrados de espelho-d’água, construído entre 1905 e 1907, pelo engenheiro Teodoro Sampaio. Todavia o corpo d’água, antes límpido, foi contaminado nos últimos anos por esgotos domésticos, lançados diretamente no rio Cascão (ou rio das Pedras), oriundos de condomínios residenciais e invasões instaladas nas vizinhanças. Em razão disso, a pesca e o banho foram proibidos.
Nessa mesma área, funciona a sede da unidade do exército 19º BATALHÃO DE CAÇADORES (19º BC), conhecido como Batalhão Pirajá, subordinada diretamente a 6ª Região Militar, também sediada em Salvador. Sua denominação histórica é uma lembrança da Batalha de Pirajá, durante a Independência da Bahia, onde lutou.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U