Nos deixa hoje um grandíssimo baiano, Moraes Moreira, o primeiro cantor de trio elétrico do país, integrante dos Novos Baianos e um dos grandes nomes da música brasileira. Moraes Moreira, além de cantor, foi um exímio compositor. Moraes compôs músicas belíssimas, com poesias delicadas e sofisticadas e swings envolventes e inesquecíveis.
“Sintonia” talvez seja uma das melhores delas. Mas assim como em Sintonia, Moraes empregou nas “músicas locais”, “Chame Gente” e “Cidadão” toda a sua maestria e sensibilidade ao captar o âmago do que acontecia em Salvador ao compor grandes obras primas genuinamente baianas, um inestimável presente para Salvador, para o Carnaval da Bahia e nossa gente. Não à toa foi uma grande referência para tantos artistas baianos que vieram depois.
E aqui, me apodero um pouco do caráter pessoal que tem um blog, e falo de como a canção “Cidadão” foi deveras importante na minha vida e formação, e, de forma muito particular, profundamente me marcou e despertou em mim um imaginário e um sentimento inexplicável por essa cidade, esse estado, pelo carnaval e sua música. Depois vieram muitas outras canções que divinamente cantam Salvador, mas quase nenhuma outra me toca tão singularmente como essa!
Confira este registro raro e precioso de Moraes Moreira cantando Salvador no Pelourinho.
E aqui a versão espetacular de “Cidadão” nas vozes de Margareth Menezes e Elba Ramalho.
Moraes, obrigado por tudo!
Foto principal: Desconhecido – Reprodução/Internet
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U