Moraes Moreira Cidadao

Moraes Moreira | Baianos que nos orgulham

Nos deixa hoje um grandíssimo baiano, Moraes Moreira, o primeiro cantor de trio elétrico do país, integrante dos Novos Baianos e um dos grandes nomes da música brasileira. Moraes Moreira, além de cantor, foi um exímio compositor. Moraes compôs músicas belíssimas, com poesias delicadas e sofisticadas e swings envolventes e inesquecíveis.

“Sintonia” talvez seja uma das melhores delas. Mas assim como em Sintonia, Moraes empregou nas “músicas locais”, “Chame Gente” e “Cidadão” toda a sua maestria e sensibilidade ao captar o âmago do que acontecia em Salvador ao compor grandes obras primas genuinamente baianas, um inestimável presente para Salvador, para o Carnaval da Bahia e nossa gente. Não à toa foi uma grande referência para tantos artistas baianos que vieram depois.

E aqui, me apodero um pouco do caráter pessoal que tem um blog, e falo de como a canção “Cidadão” foi deveras importante na minha vida e formação, e, de forma muito particular, profundamente me marcou e despertou em mim um imaginário e um sentimento inexplicável por essa cidade, esse estado, pelo carnaval e sua música. Depois vieram muitas outras canções que divinamente cantam Salvador, mas quase nenhuma outra me toca tão singularmente como essa!

Confira este registro raro e precioso de Moraes Moreira cantando Salvador no Pelourinho.

E aqui a versão espetacular de “Cidadão” nas vozes de Margareth Menezes e Elba Ramalho.

Moraes, obrigado por tudo!

Foto principal: Desconhecido – Reprodução/Internet

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: