Museu Nautico da Bahia

Museu Náutico da Bahia | Museus da Barra

O Museu Náutico da Bahia, instalado no Forte de Santo Antônio da Barra, o famoso Farol da Barra, a mais antiga edificação militar do Brasil, datada de 1534 (antes mesmo da construção de Salvador), permite contato direto com a história marítima luso-brasileira, através de um valioso acervo de achados arqueológicos submarinos, instrumentos de navegação e sinalização náutica, diversos tipos de naus, caravelas, galeões e embarcações e bastante informações e curiosidades sobre a história do descobrimento do Brasil e o protagonismo de Salvador dentro disso.

Museu Nautico da BahiaMuseu Nautico da Bahia

Também faz parte do acervo do museu diversos utensílios domésticos, moedas, selos, botijas e materiais bélicos que ficaram submersos por cerca de 300 anos e que vieram à tona graças à primeira pesquisa submarina do país, provenientes da embarcação portuguesa Galeão Santíssimo Sacramento, que naufragou na costa baiana, na altura do Rio Vermelho, na noite de 5 de maio de 1668.

Arqueologia subaquática, século XVII. Peças resgatadas do Sítio Arqueológico Galeão Sacramento

Todos esses objetos permitem vivenciar aspectos importantes da vida cotidiana dos primeiros brasileiros e primeiros povos que chegaram ao Brasil e ajudam na compreensão da presença, importância e significado do mar e da vida marinheira na formação e desenvolvimento da nossa sociedade brasileira; além da vida marítima, militar e administrativa da cidade de Salvador, primeira capital do Brasil e sua mais importante cidade durante mais de três séculos!

Museu Nautico da BahiaMuseu Nautico da Bahia Museu Nautico da Bahia

A bitácula abaixo era utilizada em navios de grande porte para abrigar a bússola e formar um campo neutro para evitar interferências magnéticas

Tudo no Museu Náutico da Bahia é muito interessante, bem cuidado, catalogado e organizado, em suma, um museu excelente e um dos mais importantes de Salvador e do Brasil! História pura! Visita imperdível para todas as idades.

→ Funcionamento do Museu Náutico da Bahia

O museu funciona de terça a domingo, ficando fechado às segundas-feira. A visitação começa a partir das 11h. Entrada: R$16. Preços diferenciados para professores, crianças, idosos e estudantes. Há uma café na base do forte e uma loja de souvenires.  Mais informações: (71) 3264-3296 / 3331-8039.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: