Nosso 7 de setembro é o 2 de julho!

Nosso 7 de setembro é o 2 de julho! [<()>]

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I proclamou a independência em uma viagem de volta de Santos para São Paulo. Esse dia é considerado a data da emancipação do Brasil como nação, o dia da Independência.

Entretanto, durante algum tempo ocorreram lutas em diversos pontos do território brasileiro contra tropas portuguesas, que defendiam a continuidade da dominação de Portugal sobre o Brasil, um deles, nas províncias da Bahia (até julho de 1823).

A libertação de Salvador do domínio de tropas portuguesas foi longa e difícil, visto que Portugal desejava fazer de Salvador um foco de resistência à independência da Colônia. No início de 1823, tropas portuguesas chegaram a Salvador para reforçar os contingentes da Metrópole. As tropas brasileiras (sem estrutura para o tamanho do seu território) foram derrotadas e recuaram para o Recôncavo Baiano.

A partir de então começou o cerco a Salvador. Em novembro de 1822, travou-se em Pirajá uma das batalhas mais duras e violentas da libertação da Bahia e em maio de 1823, uma nova frota brasileira comandada pelo inglês Lord Cochrane chega a Salvador. Vendo que era inútil a resistência, as tropas portuguesas se rendem. O mês de julho começa com o embarque dos portugueses e no dia 2, o Exército brasileiro entra vitorioso em Salvador.

Quase um ano depois, a independência brasileira foi finalmente concretizada!

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->