O Descobrimento do Brasil e a primazia da Bahia

O Descobrimento do Brasil e a primazia da Bahia

Monte Pascoal. O primeiro monte de terra firme avistado pelas 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500.

Porto Seguro. Região que foi, oficialmente, a primeira em que desembarcaram os navegadores portugueses no atual território brasileiro.

Coroa Vermelha. Praia entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro onde foi realizada a primeira missa no Brasil.

Baía de Todos os Santos. Fundada em 1º de novembro de 1501, se tornou uma espécie de ancoradouro natural para os portugueses, que enxergaram aí um potencial para a comunicação com a metrópole.

Vera Cruz (Ilha de Itaparica/BA). Município que carrega o nome do primeiro nome dado ao país: Ilha de Vera Cruz.
Cabral deu esse nome na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha. Após exploração realizada por outras expedições, foi descoberto tratar-se realmente de um continente e o nome foi alterado; a nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida em 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

Salvador. Primeira capital do já país Brasil.

Controversos que são (e sempre serão!) os muitos fatos relacionados a datas, nomes e locais da história oficial do Descobrimento do Brasil, uma coisa é pacífica: a primazia da nossa Bahia!

Foto: @monteirocostafelipe

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: