Aproveitando que tanta gente falou de melhorias no Elevador Lacerda no post de ontem no Instagram…
Nossa opinião é que o Elevador Lacerda atende muito a contento a demanda de moradores e turistas, e que não é pouca. O Elevador é rápido, grande, granitado, com instalações modernas e praticamente gratuito (valor simbólico de R$0,15). Quanto à lamentação dele não ser panorâmico, como se isso interferisse no turismo na cidade, sinceramente, é algo sem a menor necessidade, além de descaracterizar a originalidade de um patrimônio tombado. Nunca ouvi um único relato sobre essa “decepção”. Ninguém fica frustrado que a Torre de TV ou Torre Digital em Brasília, ou que o Farol Santander em São Paulo não tenham elevadores panorâmicos. O que importa é a vista, o mirante, a contemplação. O Elevador Lacerda tem vistas lindas para Salvador e para a Baía de Todos os Santos de frente e dos dois lados. Isso que importa, isso que fascinam as pessoas. Sem falar da unicidade dele ser um meio de transporte, único no Brasil.
O Lacerda (1873) foi uma obra inovadora, um projeto pioneiro, sendo o primeiro elevador urbano do mundo e disso que nós temos que nos orgulhar. E não ver problema onde não existe. Salvador já tem problemas de mais. O que precisamos atentar é para os problemas na parte baixa do Elevador que não são poucos e graves. Eles, sim, frustram e preocupam turistas e moradores.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U
Nota-se que o farol Santander, em SP, ostenta uma bandeira do estado de São Paulo em seu topo. Acho que seria interessante a bandeira da Bahia (ou do Brasil) no topo do farol da Barra.
Sobre o elevador Lacerda, penso que poderiam ser feitas três intervenções: 1) substituição dos basculantes por vidros fixos; 2) climatização de todos os ambientes; e 3) fixação de uma estátua em homenagem aos irmãos Lacerda, que construíram este que é o primeiro elevador urbano do mundo.
Interessante suas observações! A ideia da bandeira é maravilhosa, assim como as outras.
Sempre vejo os turistas reclamando de não ser panoramico.
Turistas sem noção de história, tempo e espaço, né?