Cemiterio Bizantino Mucuge

O incrível cemitério gótico-bizantino de Mucugê | Chapada Diamantina

Às margens da BA-142, ao pé de um grande paredão, uma sequência de lápides brancas, que imitam pequenas igrejas católicas góticas, forma o inesperado Cemitério Bizantino de Mucugê. As construções são por volta de 1850-1886, quando surtos de cólera e varíola atingiram o lugar. Com as epidemias, era necessário um lugar distante da cidade para enterrar os mortos – a influência bizantina veio dos compradores de diamantes de origem turca que viviam ali. Durante o período imperial, a região foi um grande centro de extração de diamantes e a riqueza era tanta que barões do minério deixaram registros para as futuras gerações. Alguns deles chegaram, inclusive, a trazer arquitetos do exterior para que pudessem criar os mausoléus.

Cemiterio Bizantino Mucuge

O Cemitério Bizantino de Santa Izabel é considerado o único desse estilo no Brasil e o mais interessante é que ele é um cemitério ativo de colina, todo pintado de branco e, ao anoitecer, as luzes azuis destacam ainda mais o local. Há inúmeras explicações para a denominação de bizantino para o cemitério de Mucugê, e alguns relatos fazem referência à semelhança com as cúpulas brancas do Mar Egeu, feitas durante o Império Bizantino durante os séculos 10 e 11.

Cemiterio Bizantino Mucuge

A visita ao cemitério é rápida porque ele é pequeno e fácil de visitar. Ele está sempre aberto e a visitação é gratuita. O cenário é impactante, com algo de muito místico e misterioso no ar. No interior da Bahia, algo inesperado e impressionante, que vale demais a visita. Um ícone nacional e mundial. O segundo cemitério nesse estilo se encontra em Parma, na Itália.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->