Tenho a sensação que, em quase todas as cidades que eu vou, um dia irei voltar. Cusco é uma daquelas em que eu tenho certeza. Cusco é a joia rara do Peru, uma cidade que você se encanta e se apaixona para o resto da sua vida. Tenho dúvidas se há cidades na Europa que te arrebate tanto quanto Cusco.
Ao caminhar pelas ruas estreitas de Cusco, não são as ruas e as pedras Incas ou as fachadas e varandas coloniais que chamarão (mais) a sua atenção. Não são as grandes igrejas com esculturas intrincadas ou as ruínas antigas.
Sentadas nas calçadas com roupas coloridas, muitas vezes segurando um alpaca (um mamífero sul-americano que se assemelha à lhama) para posar para uma foto, são as mulheres e as crianças que trazem vida às ruas de Cusco. Vestidos com roupas tradicionais, são inconfundíveis, e você os encontrará por todos os lados de Cusco e nos seus arredores. Eu diria que essas doces mulheres e crianças serão as melhores lembranças que você levará de todo o Peru.
As roupas dessas mulheres são uma atração à parte. Elas são de tradições pré-espanholas quanto ao estilo de roupa colonial que foram trazidos para o Peru. As mulheres usam saias bordadas brilhantes, casacos e cardigans, bonés ou xales e pequenos chapéus andinos, criando uma fusão de desgaste tradicional e moderno. Já a roupa tradicional dos homens tem sido bastante mais perdida no tempo, mas você ainda encontrará calças com joelho com ponchos.
Os chapéus são uma das primeiras coisas que você percebe sobre essas mulheres, porque elas são únicas e porque há variações deles. Alguns são muito pequenos enquanto outros têm bastões mais largos e podem ter um pano pendurado. A maioria, se não todos, é sempre um espetáculo de cores vivas e uma variedade de texturas.
A Lliclla é uma palavra quíchua para a capa retangular de estilo de xaile que as mulheres quechuas usam em suas costas. O pano quadrado de tecido envolve seus ombros e gravatas na frente com um pino de segurança de algum tipo. As cores dos llicllas variam, mas geralmente serão muito brilhantes, com desenhos tecidos neles. Eles não são usados apenas para mostrar, ou para se aquecer; os xales também são usados para levar crianças, bem como itens que podem estar vendendo nas ruas, como camisolas de alpaca, cachecóis ou chaveiros.
As Polleras são as saias famosas que as mulheres sempre usam. São saias pretas longas e fluidas que costumam descer até os tornozelos e estão sempre decoradas com costura brilhante e desenhos coloridos.
Vestuário dos homens
Ao caminhar pelas ruas de Cusco, você não encontrará os homens vestidos da mesma forma que as mulheres, em roupas tradicionais da cabeça aos pés. Os homens usarão roupas modernas: talvez um beanie andino com abas que cubra as orelhas, ou um poncho. No campo andino ou em pequenos pueblos, você encontrará homens vestidos com calças, ponchos e gorros de joelho.
Mais posts de Cusco:
Cusco: Um passeio pelo Vale Sagrado dos Incas
Peru: O que ver, sentir e fazer em Cusco
Dicas de restaurantes em Cusco: Pacha Papa e Chicha
Peru: Um pouco da história de Cusco
Dica de hotel em Cusco: Hotel Royal Inka II
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U