O que fazer em Marrakesh

O que fazer em Marrakesh | Marrocos

O Marrocos é um pequeno país fascinante e mesmo que haja um pequeno natural “temor” em conhecê-lo, logo no aeroporto da sua capital, Marrakesh, qualquer receio cai por terra. O aeroporto de Marrakesh é um cartão de visita fabuloso e você sente lá no fundo que chegastes a uma grandiosa cidade.

Marrakesh é uma cidade instigante, cheia de cores e muita, muita cultura. O Marrocos não se limita jamais à sua capital, mas ela precisa estar na lista de desejos dos viajantes. Marrakesh tem algumas coisas e locais listados para se fazer, mas, nesta especial cidade não quisemos seguir recomendações prévias, apenas estar presente a cada passo dado, a cada esquina virada, a cada novo beco explorado em sua infinita e fascinante Medina.

Belo e encantador caos é como eu descreveria Marrakesh e até mesmo esse país em rápido crescimento. Uma cidade cheia de contradições, com palácios lindos encontrados em ruas empoeiradas e casas de chá, restaurantes e hotéis com belas coberturas – degraus a cima de carroças de burros, motos velozes e pessoas humildes trabalhando a baixo.

A Medina é considerada o centro antigo de Marrakesh e é onde pulsa o coração da cidade. Tudo na medina você faz a pé e aqui você pode ser perder por infinitos corredores de lojas, barracas, labirintos de ofertas de centenas de produtos típicos.

E aqui vale uma recomendação já recorrente: só ficar atento a insistências excessivas de alguns vendedores ou transeuntes que queiram te levar a outros lugares a fim de ofertar algum produto ou até mesmo responder a alguma dúvida sua. Você pode realmente se perder e ser um tanto pavoroso se achar.

Se você nunca foi a Marrakesh, recomendamos que você escolha um Riad (hotel) que esteja localizado dentro da medina, pois isso irá muito facilitar o seu passeio pela mesma.

Já dentro da medina, em menos de sete minutos você chegará à Jemaa el-fnaa, a praça mais movimentada do norte da África. Devido ao sol quente, do final da tarde para a noite ela fica mais cheia, então para ter um gostinho melhor dessa praça caótica é uma boa ideia ir logo pela manhã. A praça tem muitas opções de sucos, comidas, artigos típicos do Marrocos e muitos, muitos vendedores ambulantes insistentes em vender alguma coisa para você. Se a insistência for demais, é preciso ser firme pois eles não desistem fácil e pode causar uma sensação de insegurança.

Há muitas pessoas mal intencionadas em Marrakesh, mas saiba que a maioria ali estão batalhando muito pelo pão. Atenção especial às vendedoras de pulseiras “muçulmanas” de burca, vendedores de relógio e os “encantadores” de serpentes e macacos. À noite (foto em destaque), a praça ganha um colorido especial das luzes.

A Mesquita Koutoubia é uma bela e histórica mesquita e está a 10 minutos de Jemaa el-fnaa (fora da medina). Não-muçulmanos não podem entrar, mas o exterior é especialmente bonito, com uma belo jardim.

Não demos muita sorte com a comida em Marrakesh e comemos quase todos os dias nos restaurantes da praça Jemaa el-fnaa. Um especialmente foi bom foi o Taj’in Darna e o Café de France. Na dúvida, se o garçom te abordar andando e insistir muito, saiba, o local não é bom. Estávamos com a indicação de um bom, mas infelizmente, não conseguimos encontrá-lo dentro da medina.

O Palais Bahia é um palácio do século XIX que foi construído para ser o maior e mais belo palácio de seu tempo. Ele está localizado na Medina e custa 70 dirham a entrada, que também inclui o acesso ao Museu de Artes Marroquinas, localizado dentro do palácio. O Palais Bahia é um maravilhoso exemplo da arquitetura árabe. Aprecie os azulejos ornamentados, as belas portas e o pátio exuberante.

Por fim, reserve algum tempo para explorar o lado novo de Marrakesh: o bairro de Gueliz, muitas vezes chamado de Cidade Nova. Qualquer coisa seria considerado mais moderno que a Medina, mas essa parte de Marrakesh surpreende demais com grandes avenidas de estilo francês e cafés e restaurantes de estilo europeu. Muitas lojas de marca estão situadas aqui e foi uma lástima não termos registrados as roupas femininas vendidas na ZARA; um padrão muito diferente do mundo ocidental.

A melhor época para viajar para Marrakesh é na baixa temporada, de março a maio e de setembro a novembro. É quando o clima está quente, mas não muito extremo. As temperaturas do verão podem chegar a 40 graus na cidade, o que pode torná-la muito quente e desconfortável demais para andar pela cidade. Eu visitei em novembro/dezembro e o clima estava agradável durante o dia e esfriando um pouco à noite. Se você for mulher, não precisa pânico, apenas use roupas compostas que você usaria no Brasil.

De Marrakesh, você ainda pode fazer uma fantástica roteiro de road trip pelo Marrocos com a empresa Siroco Tours. Nós conhecemos Ait Ben Haddou e Ouarzazate com eles e nós confiamos de olhos fechados. Se for com os guias Rachid Ouzina ou Sayid, é só, só alegria, paz e segurança. 

Em busca de hotel em Marrakesh? Ficamos no Riad Nesma e amamos. Confira nosso post sobre ele aqui.

Planeje sua viagem para Marrakesh

Hospedagem em Marrakesh

  • Booking.com tem 3.159 hotéis, hosteis e pousadas em Marrakesh e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros no Marrocos

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na África

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->