Museu de Arte Moderna da Bahia

O que fazer em Salvador: JAM no MAM acontece todos os sábados de maio

Se você ainda não conhece o projeto JAM no MAM, que tal aproveitar esse mês de maio para conhecer?

O JAM no MAM é um projeto que leva aos finais de semana do Museu de Arte Moderna de Salvador (MAM) uma trilha sonora especial, baseada no estilo das jam sessions. Mas o que vem a ser “jam sessions”?

O termo jam, que em inglês também significa “geleia”, vem das iniciais Jazz After Midinight. Nos anos 1950, nos EUA, depois da meia noite, ao saírem dos seus concertos nas Big Bands, os músicos se reuniam para fazer o que eles mais gostavam: improvisar! Criando uma verdadeira “sessão geleia”, surgiam assim as famosas jam sessions.

Em Salvador, a JAM no MAM faz uma inversão das tradicionais jam sessions: antes dos músicos saírem para tocar nas festas que acontecem na cidade, eles têm a oportunidade de se reunir num local que tem uma das mais belas vistas da cidade e o projeto acontece no pôr do sol. Demais, né?!

Para seus criadores, a JAM no MAM surgiu de uma necessidade de se fazer música fora dos formatos habituais do mercado baiano. Mercado esse que, ao mesmo tempo em que emprega e estimula a mão de obra local, tira de circulação a figura do músico idealista, que se dedica a um tipo de música considerado “fora dos padrões” das rádios, festas e casas de espetáculo locais.

Representando um espaço aberto à participação de quaisquer instrumentistas, desde que sejam profissionais ou em formação, as jams passam a ser um dos poucos espaços na cidade para a prática do jazz com total liberdade artística, possibilitando o exercício da improvisação.

No mês de maio, haverá sessões de jam nos dias, 13/05, 20/05 e 27/05, sempre às 18h no Museu de Arte Moderna da Bahia. Valores: R$8,00 e R$4,00.

Foto: Lígia Rizério

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->