O que fazer em Vila Nova de Gaia

O que fazer em Vila Nova de Gaia | Dicas de Porto

Situada na margem oposta do rio Douro, em frente aos casarões coloridos da Ribeira, Vila Nova de Gaia (ou apenas Gaia), é o lar de uma vasta rede de vinícolas, cheias de barris de diversos tipos de vinho. É aqui que todo o vinho do porto se origina no mundo, e o faz desde o século XVII. Historicamente, barris de vinho do alto vale do Douro seriam transportados de barco para Gaia. Uma vez aqui, o vinho seria levado para as lojas portuárias que dominam a orla do rio para ser transformado em porto. Hoje em dia os barris chegam por estrada, mas o processo é o mesmo.

Para visitar Gaia, não tem erro. Você pode ir passeando de bonde, que liga o andar superior da Ponte D. Luís I (a ponte velha) ao cais de Gaia. A viagem dura cerca de cinco minutos e é uma maneira diferente e charmosa de atravessar o rio, admirando a beleza da área histórica do Porto e as vinícolas do Porto, no lado de Gaia. Mas você também pode chegar ao cais de Gaia a pé, de carro, táxi ou ônibus a partir da zona histórica do Porto, atravessando o convés inferior da Ponte D. Luís. Eu fui a pé da Ribeira (pela ponte) e foi super tranquilo.

→ Algumas dicas sobre o que fazer em Vila Nova de Gaia

→ Visitar alguma cave de Vinho do Porto

Em Gaia, existem diversas vinícolas para se visitar, são cerca de 20 abertas para passeios e degustação. Em qualquer vinícola, o procedimento é praticamente o mesmo: você entra e solicita um passeio. Quase sempre haverá horários disponíveis, o máximo que pode acontecer é aguardar um pouco. Todas oferecem pacotes turísticos e de sabor em vários idiomas. Geralmente, eles fazem uma explicação do processo de cultivo das uvas, da fabricação e variedade dos vinhos e fecha com uma pequena degustação. Algumas oferecem mais variedades, outras são mais lotadas e outras têm saídas menos regulares – com certeza você irá encontrar alguma vinícola que melhor combina com você.

Nós escolhemos aleatoriamente a Cálem, a primeira vinícola após atravessar a ponte e virar à direita. A visita foi moderna e agradável, com um descontraído guia português contando a história acerca de toda a zona de terras/vinhas onde se produz o vinho do Porto, de como ele surgiu, é produzido, armazenado e vendido.

No final tem a degustação de dois Vinhos do Porto, um branco e um tinto. E claro, antes de ir embora, você passa pela lojinha, onde é possível comprar vinhos a bons preços, o único problema é carregar para o Brasil, haha.

O museu interno da Cálem é compacto, moderno e bem interativo. O museu é visitado sozinho, sem o guia. Quando o guia chama para o inicio do tour, ele explica como é a visita. Fundada em 1859, Calém é uma das vinícolas mais conhecidas da região. O ticket pode ser comprado ali mesmo, na hora. Valor: 13 euros. Caso queira comprar antecipado, acesse o site da Cálem.

O que fazer em Vila Nova de Gaia

Para os conhecedores e amantes de vinho, visitar um “lodge” de vinho do porto – onde o vinho envelhece por anos – e provar o produto é quase uma obrigação. Nomes conhecidos, como Sandeman, Taylor’s e a própria Cálem, todos elas possuem passeios de degustação, onde você pode se familiarizar com portos rubis, brancos, amarelos, vintage, a partir de várias safras. Se você tiver mais tempo e deseja conhecer outros vinhos da região, faça uma excursão de dia inteiro ao Vale do Douro, com visitas a outras vinícolas e degustações. Com certeza, valerá a pena.

→ Ponte Luis I

Se o vinho do Porto não é o seu preferido, ainda existem boas razões para atravessar o rio até Gaia e a melhor maneira de fazer isso é caminhar pelo convés superior da ponte Dom Luis. Não só isso lhe dará as melhores vistas do Porto, como também é uma passagem para as melhores atrações de Vila Nova de Gaia. (A foto em destaque no post é também na Ponte Luis I).

→ Mosteiro da Serra de Pilar e Jardim do Morro

O Mosteiro da Serra de Pilar é um mosteiro do século XVII, curiosamente redondo que você pode ver da Ribeira. A parte circular do edifício é a igreja, mas também há um claustro separado e igualmente redondo. O complexo foi requisitado pelo Duque de Wellington durante a Guerra da Península no início de 1800 e continua sendo propriedade dos militares portugueses desde então.

Ao lado do mosteiro fica o Jardim do Morro, um local super agradável para descansar um pouco e apreciar as vistas sobre o rio e Porto, que fazem com que isso realmente valha a pena uma visita, principalmente ao pôr do sol quando o rio fica dourado.

→ Teleférico de Gaia

Uma maneira alternativa e nova de curtir e apreciar a vista é pegar o Teleférico de Gaia. Eu não peguei o teleférico porque achava que ele iria de Porto até Gaia. Mas pode ser uma boa opção de passeio. O teleférico passa ao lado dos jardins e do mosteiro, ao longo da margem do rio e por cima dos telhados de terracota de Gaia, além de uma super vista para Porto e o bairro da Ribeira. O passeio leva cerca de cinco minutos, a uma altura de 50 metros.

→ Ruazinhas de Gaia

Vale a pena reservar um tempo para explorar, além das vinícolas, o labirinto de ruas e becos de paralelepípedos que ficam além da margem do rio. As ruazinhas não apenas oferecem uma fuga das multidões, como também proporcionam um contato mais próximos com seus moradores, suas casas e uma mudança bem interessante de cenário urbano.

→ Cais de Gaia

O Cais de Gaia é a faixa localizada na margem esquerda do rio Douro. Ao longo desse cais estão diversos restaurantes, bares e lojinhas. É uma área super agradável de caminhar e sentar para ver o movimento.

→ Onde comer em Vila Nova de Gaia

Há muitos restaurantes espalhados pela Beira Rio de Gaia e, pelo local, todos são bastante turísticos. E, sendo mais turísticos, a gente sabe que a qualidade muitas vezes deixa a desejar. Não é o caso do Sabores da Fininha, um restaurante simplesmente ma-ra-vi-lho-so que encontramos na Beira Rio, com localização incrível, cômoda e de sabores inesquecíveis. Pedimos três pratos diferentes e todos estavam no maior capricho. Pratos marcantes, divinos… um dia, com certeza, voltaremos!

→ Planeje sua viagem para Vila Nova de Gaia

Hospedagem em Gaia

  • Booking.com tem 471 hotéis, hostels e pousadas em Gaia e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros em Portugal

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na Europa

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.

Passeios em Gaia e Porto

  • Tiqets é um site que reúne as melhores ofertas de ingressos para diversas atrações do mundo,  com desconto, confiança e facilidade de compra.

Leia também: Roteiro de dois dias e meio em Porto

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: