Ensaio do Olodum

Olodum: morre nunca não, tradição!

O Ensaio do Olodum no Pelourinho ainda vale muito a pena conferir! Foi gratificante ver que esse grupo de grande significância, após 36 anos de estrada, se renovou e, com certeza, se reinventa, mesmo sem o apelo mais comercial da Timbalada, por ex. Ele está aí firme e forte, para a nossa alegria!

O grupo, que sempre foi definido como afro e hoje é uma Organização-Não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro, atualmente conta com, além de alguns integrantes, um cantor branco (Mateus Vidal) que, embora no primeiro momento destoe da imagem negra pré-concebida da banda, é muito bom ver essa diversidade, talvez sinais da sua reinvenção. E esse cantor tem uma energia muito bacana, além de muito talentoso. Os outros três cantores que se alternam cantando são Lazinho, Sátira e Narcizinho.

No ensaio que fui tinha, sim, pessoas de Salvador, mas poderia haver mais! Verdade que uma grande parte dos soteropolitanos não curte o Pelourinho e não prestigia o que é genuinamente nosso, o que é uma lástima. Tinha muitos gringos lá, certamente arrastados ainda pela influência de Michael Jackson na longínqua década de 90.

Quanto ao show, mesmo que ao ouvir algumas músicas e desejar que Pierre Onasis e aquela nostalgia da década de 90 baixassem ali, é preciso desapegar e ter consciência que pessoas são, sim, transitórias e que tudo muda. O Olodum mudou, se reinventou mas continua gostoso de se ouvir como em outrora.

Só uma sugestão: com tantas músicas maravilhosas no curriculum, acho que eles não precisariam cantar tantas outras músicas sem representatividade e que não combinam com a identidade do Olodum, visto que o mesmo se basta e é preciso, cada vez mais, fortalecer essa força, marca e identidade baiana. 

Morre nunca não, tradição! ♥ 

P.S.: A propósito, os convidados do Ensaio do Olodum de hoje serão Saulo, Nadjane Souza (ex-cantora deles), Léo Santana. O valor é R$60,00. Maiores informações: 3321-5010

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->