Já havíamos falado nesse post que, nunca é demais lembrar a importância de Pierre Verger para a disseminação da cultura afro brasileira no mundo. Hoje a gente cita alguns lugares de Salvador onde prestigiar a obra de Verger.
Onde prestigiar as obras de Pierre Verger em Salvador
→ Galeria Paulo Darzé
Exposição “Entre Bahia e África”, com mostra de 55 fotos da nova edição do livro “Orixás, Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo”, que retrata os cultos aos deuses Iorubás nos países de origem, como Nigéria, ex-Daomé – atual Benin, Togo e no Novo Mundo (Brasil e Antilhas), para onde os rituais foram trazidos quando da diáspora negra, durante o tráfico de escravos.
A publicação traz 250 fotos e textos destacando as cerimônias, as características de cada orixá, além do descritivo dos arquétipos da personalidade dos devotos dos respectivos orixás, e é considerado uma das obras mais respeitadas sobre o assunto, até hoje. Esta nova edição, traz um prefácio assinado por Mãe Stella de Oxóssi, do Axé Opô Afonjá, além de fotografias inéditas e o redesign completo do projeto gráfico.
Endereço: Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória.
→ Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana
A mostra permanente está dividida em seis eixos: Retratos (as primeiras fotografias feitas na Bahia, retratos de personalidades importantes), Paisagens Urbanas (registros de de ruas, bairros e marcos da cidade), Cultos Afro-Brasileiros (flagrantes de momentos cerimoniais), Interior da Bahia (projeção de imagens editadas e musicadas), Cenas do Cotidiano (fotos de capoeira, carnaval e festas populares).
Essa iniciativa consiste em uma tentativa de adequar um dos mais conhecidos e antigo espaço arquitetural da cidade em um espaço dedicado à fotografia limitado não apenas pelo espaço físico, como pelas produções significativas realizadas no território baiano, por fotógrafos baianos ou espiritualmente naturalizados, como Verger.
Endereço: Forte Santa Maria, Barra.
→ Fundação Pierre Verger – Galeria
Localizada em um lugar de grande fluxo turístico, a Galeria permite a um maior número de pessoas descobrir a obra fotográfica e os livros de Pierre Verger. A Galeria promove uma programação para mostras do acervo de fotos e exposições temporárias e há um livraria para venda dos livros e objetos referentes a Verger, a Bahia e a cultura afro-baiana.
Endereço: Rua da Misericórdia, 09, Centro Histórico. Abre de segunda a sábado: 9:00 às 19:00 e domingo: 9:00 às 12:00 (temporariamente fechado aos domingos e feriados). Tel: (71) 3321 2341.
→ Fundação Pierre Verger
Na sede da fundação não há uma exposição organizada de suas fotos, mas é ela que promove a maior divulgação possível do trabalho de Pierre Verger tanto na Bahia, no Brasil e em vários países no exterior. Para tanto, ampliou o acesso ao seu material fotográfico e instalou ambientes e condições propícias à conservação dos negativos e cópias. A Fundação Pierre Verger promove muitas outras ações, especialmente de caráter social, e que nós vamos falar aqui em um próximo post.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U