Pierre Verger

Onde prestigiar a obra de Pierre Verger em Salvador

Já havíamos falado nesse post que, nunca é demais lembrar a importância de Pierre Verger para a disseminação da cultura afro brasileira no mundo. Hoje a gente cita alguns lugares de Salvador onde prestigiar a obra de Verger.

Onde prestigiar as obras de Pierre Verger em Salvador

→ Galeria Paulo Darzé

Exposição “Entre Bahia e África”, com mostra de 55 fotos da nova edição do livro “Orixás, Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo”, que retrata os cultos aos deuses Iorubás nos países de origem, como Nigéria, ex-Daomé – atual Benin, Togo e no Novo Mundo (Brasil e Antilhas), para onde os rituais foram trazidos quando da diáspora negra, durante o tráfico de escravos.

Pierre Verger - Paulo Darzé

A publicação traz 250 fotos e textos destacando as cerimônias, as características de cada orixá, além do descritivo dos arquétipos da personalidade dos devotos dos respectivos orixás, e é considerado uma das obras mais respeitadas sobre o assunto, até hoje. Esta nova edição, traz um prefácio assinado por Mãe Stella de Oxóssi, do Axé Opô Afonjá, além de fotografias inéditas e o redesign completo do projeto gráfico.

Endereço: Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória.

→ Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana 

A mostra permanente está dividida em seis eixos: Retratos (as primeiras fotografias feitas na Bahia, retratos de personalidades importantes), Paisagens Urbanas (registros de de ruas, bairros e marcos da cidade), Cultos Afro-Brasileiros (flagrantes de momentos cerimoniais), Interior da Bahia (projeção de imagens editadas e musicadas), Cenas do Cotidiano (fotos de capoeira, carnaval e festas populares).

Pierre Verger - Forte Santa Maria

Essa iniciativa consiste em uma tentativa de adequar um dos mais conhecidos e antigo espaço arquitetural da cidade em um espaço dedicado à fotografia limitado não apenas pelo espaço físico, como pelas produções significativas realizadas no território baiano, por fotógrafos baianos ou espiritualmente naturalizados, como Verger.

Endereço: Forte Santa Maria, Barra.

→ Fundação Pierre Verger – Galeria

Localizada em um lugar de grande fluxo turístico, a Galeria permite a um maior número de pessoas descobrir a obra fotográfica e os livros de Pierre Verger. A Galeria promove uma programação para mostras do acervo de fotos e exposições temporárias e há um livraria para venda dos livros e objetos referentes a Verger, a Bahia e a cultura afro-baiana.

Endereço: Rua da Misericórdia, 09, Centro Histórico. Abre de segunda a sábado: 9:00 às 19:00 e domingo: 9:00 às 12:00 (temporariamente fechado aos domingos e feriados). Tel: (71) 3321 2341.

Pierre Verger - Paulo Darzé

→ Fundação Pierre Verger 

Na sede da fundação não há uma exposição organizada de suas fotos, mas é ela que promove a maior divulgação possível do trabalho de Pierre Verger tanto na Bahia, no Brasil e em vários países no exterior. Para tanto, ampliou o acesso ao seu material fotográfico e instalou ambientes e condições propícias à conservação dos negativos e cópias. A Fundação Pierre Verger promove muitas outras ações, especialmente de caráter social, e que nós vamos falar aqui em um próximo post.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
1 Comentário
mais antigo
o maisnovo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
-->