Conjuracao Baiana

Os 222 anos da Conjuração Baiana ou Revolta dos Búzios

Este mês de agosto marcou os 222 anos da Conjuração Baiana, movimento revolucionário negro também denominado Revolta dos Búzios ou Revolta dos Alfaiates. Esse levante de caráter emancipacionista, ocorrido na Bahia, é considerado um dos mais amplos, do ponto de vista político, econômico e social do período Brasil Colônia.

Em 1798, a capital baiana amanheceu com diversos manuscritos espalhados, conclamando a população para uma revolta que defendia a proclamação da República, o fim da escravidão, redução de impostos, entre outros. Uma de suas mensagens mais emblemáticas era: “Animai-vos, povo bahiense, que está para chegar o tempo feliz da liberdade. O tempo em que todos seremos irmãos. O tempo em que todos seremos iguais”.

Conjuracao Baiana

Durante a fase de repressão, centenas de pessoas foram denunciadas e alguns de seus líderes foram executados publicamente, na hoje Praça da Piedade: os soldados Lucas Dantas e Luís Gonzaga e os alfaiates Manuel Faustino e João de Deus. Este movimento deixou profundas marcas na sociedade soteropolitana, a ponto tal que o movimento emancipacionista eclodiu novamente, em 1821, culminando na guerra pela Independência da Bahia, concretizada em 2 de julho de 1823.

Conjuracao Baiana Conjuracao Baiana

As fotos desse post tiramos há uns dois anos no Pelourinho. Estava tudo tão lindo nesse dia, um sentimento bom no ar, de reconhecimento da importância da nossa história, lutas, heróis da Pátria. Só existe esse caminho para compreendemos melhor o nosso presente, a sociedade que vivemos e nossas possibilidades para o futuro.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: