Confins da Baía de Todos os Santos

Os confins da Baía de Todos-os-Santos

{Confins da Baía de Todos os Santos} Na verdade, é impossível dizer quais seriam os verdadeiros confins da baía, com suas centenas de braços de mar e rios que penetram 80 km adentro o continente. Aqui, vamos fazer uma breve pontuação sobre o confins da baía na sua parte oeste, mais especificamente na região do Porto de Aratu.

A gente já sabe que dois portos, o de Salvador e o de Aratu, e vários terminais marítimos estão em funcionamento na Baía de Todos os Santos. O de Salvador, de maior porte, tem a movimentação mais expressiva de contêineres do Norte/Nordeste. O porto de Aratu, de menor porte, mas com a mesma importância do de Salvador, responde por 60% de toda carga movimentada em modal marítimo no Estado da Bahia. Para movimentar esta carga, o porto possui infraestrutura de quatro terminais, sendo um para produtos gasosos, outro para granéis líquidos e dois para granéis sólidos.

Confins da Baía de Todos os Santos

Dentre os terminais marítimos da baía, destaca-se o TEMADRE (Terminal Marítimo Almirante Alves Câmara) construído em 1957. O TEMADRE é responsável pelo escoamento dos produtos da Refinaria Landulpho Alves-Mataripe, como diesel, gasolina, parafina e lubrificantes. Este é considerado hoje o segundo terminal mais importante da Petrobrás, superado apenas pelo terminal de São Sebastião, em São Paulo. Outros terminais importantes localizados na Baía de Todos os Santos são: Terminal da Dow Química, que exporta produtos químicos; Terminal da Gerdau/Usiba, responsável pela importação de minérios de ferro e manganês; Terminal Dias Branco, agente importador de trigo e exportador de soja; Terminal da Ford, exportador de veículos; Terminal São Roque, operado pela Petrobrás, onde são reformadas e consertadas as plataformas, chatas e navios-sonda.

A CODEBA (Companhia das Docas da Bahia) é o órgão que exerce as funções da Autoridade Portuária previstas na legislação específica e realiza a administração e exploração comercial dos portos organizados no Estado da Bahia.

Fonte: Instituto Kirumurê

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->