Plano Inclinado Salvador

Os planos inclinados de Salvador

Fechando esta quarta semana seguida falando orgulhosamente sobre o Comércio, não se pode deixar de fora esses elementos que fazem desse bairro, do Centro Histórico de Salvador, essa preciosidade sem igual no mundo todo: seus elevadores e funiculares. E o que a gente quer especialmente destacar nesse post é a dolorosa contradição desses elementos (com exceção do Elevador Lacerda) serem tão poucos conhecidos por soteropolitanos e turistas, divulgados e valorizados. O que temos de mais extraordinário ainda não conseguimos fazê-los ordinários. E algumas de suas causas são a miopia urbanística, turística, econômica e desenvolvimentista que nos assola, o abandono que acomete uma parte do Comércio, esse desconhecimento que desvia turistas apenas para a rota do Elevador Lacerda enquanto os outros estão lá fazendo de Salvador uma joia. E poucos veem, percebem e reconhecem isso.

E quando falamos que o que temos de mais extraordinário ainda não conseguimos fazê-los ordinários não é estritamente sobre essas preciosas e delicadas obras de engenharia. É o que não se vê com os olhos, o que não se mede, o que não é físico. É o intangível, o inestimável, é o que se sente. E, muito infelizmente, o que se perde. É o fluxo fácil de pessoas subindo por um e descendendo por outro, o que esses meios de transportes, esses atrativos turísticos podem promover entre o Comércio, o Pelourinho, o Carmo, o Santo Antonio Além do Carmo. Essa interligação fácil e inacreditável entre quase todo o Centro Histórico de Salvador. É o povo na rua. É o maior termômetro de vitalidade, qualidade de vida e segurança que uma cidade pode ter. Quais lugares no mundo possui uma conjuntura tão sui generis como essa de Salvador?

Igreja do Pilar

Sabe aquela máxima sobre autoconhecimento que diz que “tudo está dentro de você”? Pois é, já tá tudo aqui. É só se apoderar.

São eles: Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Pilar (só faltei morrer quando desci um dia com três turistas, eles chegaram embaixo e subiram de imediato, pois “não havia nada para ver/fazer no Comércio”), Plano Liberdade-Calçada, Elevador do Taboão (em reforma após 55 anos) e Elevador Lacerda.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: