Amamos cinema alternativo, amamos pipoca e amamos, ainda mais, cinema alternativo com pipoca!
Os soteropolitanos amam o Circuito de Cinema Sala de Arte e é inegável a importância dessas Salas de Arte para a cena cultural da cidade. É quase como o melhor dos alimentos para aqueles que têm sede de cultura, que ama a sétima arte, que adora frequentar um local mais alternativo e que tem aversão àquelas salas imensas dos shoppings comerciais, passando quase sempre algum lixinho filme hollywoodiano.
Aqui queremos trazer uma humilde reflexão: se a proposta maior dos cinemas do Circuito Sala de Arte é trazer filmes alternativos, que não estão no circuito comercial, por que os preços dessas Salas e, principalmente, do Cine Vivo Shopping Paseo são tão caros? 🙁
Será porque ele está localizado num bairro nobre, como o Itaigara? E as pessoas dos bairros mais simples próximos – Santa Cruz, Brotas, Vale das Pedrinhas, por ex., não utilizam esse espaço? E até mesmo as próprias pessoas que moram no Itaigara ou Pituba, acham justo pagar esses preços num cinema dito alternativo? Acredito que o coro é uníssono que não!
Para além dos preços salgadinhos dos nossos cinemas alternativos, percebemos também que os serviços oferecidos internamente seguem a mesma linha.
Visitamos o Cine Glauber Rocha (Espaço Itaú de Cinema) e, primeiramente, é preciso falar que o Cine Glauber Rocha não faz parte do Circuito de Cinema Sala de Arte. Mas como ele tem basicamente a mesma proposta dos mesmos, resolvi inserí-lo aqui também no post.
Já havia falado aqui dos preços altos cobrados na lanchonete do Cine Glauber Rocha, localizado no miolo de um dos lugares mais populares da nossa cidade, a Praça Castro Alves. Esse painel abaixo refere-se a parte que vende as pipocas doces e ~salgadas~.
Entendo que existe toda uma estrutura para fazer funcionar e manter esse serviço, e que nem sempre é simples angariar apoios para funcionar projetos maravilhosos como o Circuito Sala de Arte. Mas também acho que existem excessos que não coadunam com a proposta maior idealizada: ambiente informal, preços mais acessíveis com programação alternativa.
Essa tabela de preços das pipocas é de maio/14, será que ainda estão assim em fev/15?
Porque amamos cinema alternativo, amamos pipoca e amamos, ainda mais, cinema alternativo com pipoca a preço justo!
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U