Palacete do Tira Chapeu

Palacete do Tira Chapéu | A Salvador Que Sonhamos

Você sabia que o Palacete do Tira Chapéu, o prédio da Associação dos Empregados no Comércio da Bahia, localizado na esquina da Rua Chile com a Rua do Tira Chapéu, ao lado da Câmara Municipal, é um dos raros edifícios de Salvador tombados como Patrimônio Material da Bahia?

Palacete do Tira Chapéu

O tombamento, em 2011, deveu-se à sua importância cultural. Sua edificação rememora o cenário próspero da nossa Salvador no começo do séc. XX: o triunfo do comércio de exportação e importação sobre a atividade agro-industrial, o aparecimento de uma burguesia urbana, a incorporação de novos modos de viver espelhados na Europa e um luxo até então só permitido à arquitetura sacra e oficial.

Após anos abandonado, o prédio foi adquirido pelo grupo Fera Investimentos e a ideia é que o Palacete do Tira Chapéu seja transformado num centro gastronômico, com restaurantes de cozinhas variadas, tendo os mercados de São Miguel, em Madri, e o El Nacional, em Barcelona, como referências. O projeto prevê ainda um café no terraço, com vista para a Baía de Todos os Santos e, no térreo, um espaço com cadeiras nas calçadas, interagindo com a rua.

Não há uma previsão certa de quando isso irá acontecer. Enquanto isso, sonhamos com o dia em que a gloriosa Rua Chile de outrora volte a ser a rua mais famosa e incrível da cidade, um belo portal de entrada para o Centro Histórico de Salvador; com um verdadeiro clima de ~calçadão~, com forte comércio de rua, pessoas passeando ou sentadas na calçada desfrutando ao ar livre de coisas tão simples, tão básicas, e, por isso mesmo, as coisas que possuem maior valor. ♥️

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->