Pensar Salvador

Pensar Salvador: insegurança no Centro Histórico

Lendo essa reportagem na Tribuna da Bahia, intitulada de “Insegurança leva 212 empresas a fechar no centro histórico de Salvador”, fiquei pensando como Salvador precisa e merece urgentemente de uma ação conjunta entre as Secretarias de Turismo da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado. E não apenas ações para o Centro Histórico, foco da matéria, como também para tantos outros pontos turísticos-chave como a Igreja do Bonfim, Mercado Modelo, Ponta do Humaitá, Forte de Mont Serrat, Lagoa do Abaeté, Rio Vermelho, entre outros.

Salvador, igualmente, ou logo após o Rio de Janeiro – por sua beleza natural exacerbada e um maior grau de desenvolvimento – tem tudo para ser a capital mais visitada deste país; pois, além dos nossos atrativos naturais, carregamos, singularmente, o âmago da história brasileira. E isso não é pouco, é forte e deveria ser mais e melhor explorado.

Mas, infelizmente, a sensação é que deixamos escapar ou nunca realmente despertamos para esta nossa posição importante de “superioridade” e privilégio. Percebe-se um certo abandono de pontos estratégicos, turístico e essenciais que deveriam respirar turismo eternamente: com pessoal qualificado para receber, servir, segurança e, um mínimo, de infraestrutura e organização. Sem contar que, receber turistas bem é servir também aos baianos que aqui residem, prestigiam e merecem também o mínimo desse tipo de serviço.

É triste ouvir, ficar sabendo e constatar que muitos turistas chegam ao aeroporto de Salvador e vão direto para outros lugares como Morro de São Paulo, Barra Grande, Litoral Norte ou para o sul da Bahia. Não, talvez, apenas por opção, mas, quem sabe, por falta de maiores estímulos ou melhores recomendações atuais acerca da nossa cidade.

Realmente passamos por um período tenebroso, em que a cidade foi muito esquecido, mas já está mais que na hora de voltarmos fazer valer a nossa fama tão propaganda pelo país e também pelo mundo afora: a que temos história, magia e um encantamento indefinível que nos define!

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->