Apesar de ser uma base importante, Cusco é muito muito mais que a principal porta de entrada para se chegar a Machu Picchu. Provavelmente é a cidade histórica mais importante da América do Sul e a história de Cusco passa por sua arquitetura, que inclui construções Killke, Inca e espanhol. Localizada em um grande vale, a uma altitude de cerca de 11.150 pés, Cusco é cercada por montanhas no sentido mais verdadeiro da palavra e contém extensas ruínas incas que refletem grande habilidade em engenharia, pedra e arquitetura.
Regra Inca (1438 – 1533)
A origem de Cusco/Cuzco se confunde com as lendas do império inca. Embora a civilização inca surgiu no início do século 13, seu período de dominância coincidiu com o período em que Cusco era sua capital. É surpreendente o suficiente para que eles pudessem construir Machu Picchu e as pontuações de outros sites no vale do Cusco em apenas 95 anos, mas quando você considera que seu império incluía a maior parte do moderno Peru e Equador, pedaços significativos da Argentina, Chile e Bolívia, e até mesmo uma pequena fatia da Colômbia, suas conquistas são ainda mais incompreensíveis.
Sob o domínio inca, Cusco foi dividida em quatro e cada um desses lugares serviu como a capital da seção do império que irradiava dele. Quando Francisco Pizarro (explorador e conquistador espanhol, que entrou para a história como “o conquistador do Peru”), visitou Cusco pela primeira vez, ele escreveu ao rei da Espanha explicando que Cusco “é tão bonito e tem tão bons edifícios que até seria notável na Espanha”.
Regra espanhola (1536 – 1821)
Entre 1533 e 1536, a regra da cidade passou de um lado para o outro entre os Incas e os espanhóis, mas depois de 1536 estava firmemente em mãos espanholas. Sob o domínio espanhol, Cusco serviu como o centro da expansão cristã nos Andes e também como principal fonte de matérias-primas (ouro e prata) para a Espanha.
Em 1543, Lima foi declarada capital do Peru, e houve um declínio na importância do Cusco, mas, no entanto, os espanhóis ainda construíram inúmeras igrejas, mosteiros e edifícios administrativos durante seu reinado. Normalmente, estes foram construídos em cima das funestas incas gigantes. Cusco sofreu enormes terremotos em 1650 e 1950, o que causou danos significativos a esses edifícios espanhóis, mas as fundações Inca permaneceram ilesas. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no Convento de Santo Domingo, que foi construído sobre os alicerces do templo mais sagrado dos incas, o Qorikancha.
Regra republicana (1821 – presente)
Cusco manteve-se um importante centro administrativo provincial no Peru independente, embora a maioria da arquitetura que admiramos venha antes deste período. Em 1983, Cusco foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, e, desde a década de 1990, a popularidade de Cusco como destino turístico cresceu. É agora, sem dúvida, o destino turístico mais popular, e em minha opinião, o melhor do Peru!
Saiba mais sobre a encantadora Cusco:
O que de mais encantador você encontrará em Cusco e em todo o Peru
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U