Pierre Verger

Pierre Verger: O estrangeiro mais baiano que já existiu

Quem reconhece esse senhor aí em cima? É ele mesmo, Pierre Verger, o estrangeiro mais baiano que já existiu! Falar de Pierre Verger é um pouco chover no molhado para os baianos mais chegados à arte. Mas também nunca é muito lembrar sua importância para a firmação e disseminação da cultura afro brasileira no mundo.

O francês Pierre Fatumbi Verger era fotógrafo, antropólogo, etnobotânico, babalaô (guia espiritual de certos candomblés), Ojó Obá (um Oyê, um título de honra concedido a pessoas que se tornavam altos sacerdotes no culto de Xangô na África ou no candomblé no Brasil), Elemaxó (título é conferido aos iniciados para Oxalá) e detentor de muitos outros títulos hierárquicos e religiosos no Benin (África) e na Bahia, sem restrições a um meio, grupo ou contexto.

A sua obra abraça o mundo, tendo fotografado em mais de 50 anos muitos países, em especial a África Ocidental, alguns estados do Brasil, principalmente a Bahia, Salvador e o Recôncavo, destacando a vida cotidiana e espontânea. Verger é autor de um conjunto de 30 livros e inúmeros artigos sobre a vida e cultura afro-brasileira e suas profundas relações com o continente africano e, por isso, é considerado um dos mais notáveis intérpretes da nossa multiculturalidade.

Esse post é só um aperitivo. Breve vamos falar (e mostrar) a casa onde Pierre Verger morou em Salvador por décadas (fica no Engenho Velho de Brotas!), a Fundação Pierre Verger e todos os lugares de Salvador onde você pode apreciar as obras dele na cidade. Au revoir!

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
4 Comentários
mais antigo
o maisnovo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
-->