Praca da Inglaterra

A nova Praça da Inglaterra no Comércio e o pós reforma | Pensar Salvador

Esta semana estamos fazendo uma sequência de posts sobre as novas praças do Comércio. Vamos falar hoje da Praça da Inglaterra, que foi reformada há um ano e meio, ao custo de 1,2 milhão e aproveitar para falar sobre o pós reforma.

A Praça da Inglaterra é outra praça especialíssima de Salvador, do antigo Bairro das Nações (atual Comércio), que durante quatro séculos foi o principal centro econômico de Salvador. Bonita, com monumentos imponentes, localiza-se no coração do Comércio. O interessante é que ela é composta por duas partes, tendo a Av. Estados Unidos dividindo-a ao meio. Com a reforma, essa separação ficou menos evidente devido a instalação de um piso mais contínuo.

Praca da InglaterraPraca da Inglaterra

Semi abandonada, a praça realmente precisava de reforma. Ganhou novos bancos e pedras portuguesas. Ficou muito bonita e mais agradável. Assim como a Praça Cayru, a reforma mexeu bastante com a sua estrutura. Uma importante via de acesso para a Ladeira da Montanha e a Cidade Alta foi fechada e o fluxo de carros migrado para o início da Av. Estados Unidos. Além do aumento do calçada, na prática, não se percebeu um ganho maior com isso, principalmente, por causa do quase abandono do prédio dos Correios, bem em frente.

No dia a dia da praça, atualmente, infelizmente, não se percebe, um ordenamento contínuo e cuidado diário. Há pessoas sentadas nos bancos da praça, coisa que não mais se via antes? Sim. Mas falta limpeza, ordenações diversas (uma barraca que ocupa quase toda a calçada adjacente, impedido o fluxo de pessoas, um banheiro químico no meio do nada, pias quebradas, etc). A problemática cada vez mais presente dos moradores de rua.

Praca da InglaterraPraca da Inglaterra Praca da Inglaterra

Em suma: pequenas e grandes coisas que nos afastam de um nível maior de civilidade e de desenvolvimento.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: