Praga: Um pouco mais sobre a Catedral de São Vito

Principal destaque do Castelo de Praga, a Catedral de São Vito / St. Vitus’ Cathedral foi construída há cerca de 700 anos e é uma mistura alegre de cinco estilos arquitetônicos: gótico, renascentista, pináculo barroco e neogótico.

Catedral St Vitus - Praga

Seu interior, além de imponente e esplendoroso, brilha com as cores das numerosas janelas de vitrais, que são uma mais bonitas que a outra! Não deixe de procurar e reparar esses vitrais únicos, que você só encontrará em Praga, com mosaicos de várias obras de Alfons Mucha. Imperdível!

Catedral St Vitus - PragaCatedral St Vitus - Praga

Ainda no interior da catedral estão alguns outros tesouros: o túmulo barroco de São João Nepomuceno, inteiramente em prata, a tumba do próprio São Vito e a pequena capela de São Venceslau, o padroeiro da República Tcheca.

Catedral de São Vito - PragaCatedral de São Vito - Praga Catedral de São Vito - Praga

Um pouco da história da Catedral de São Vito

No século 11, uma basílica de três naves foi erguida no local de uma rotunda românica para servir como a igreja onde a Dinastia Premyslid foram coroados e enterrados. Em 1344, o Imperador Charles IV confiou ao arquiteto Matthew de Arras a construção de uma nova catedral gótica. Após sua morte em 1352, Swabian Peter Parler continuou o trabalho de construção com um design substancialmente alterado, sendo completada apenas no século 20 pelos construtores mestres da catedral, Kamil Hilbert e Josef Mocker, em estilo neogótico. A cerimônia oficial de abertura da catedral ocorreu só em 1929.

A Igreja de São Vito pode ser acessada através de três portais requintados detalhados com portas de bronze com decoração de relevo. A frente ocidental da catedral é adornada com estátuas e é dominada por duas torres neo-góticas de 82 metros de altura

Da capela de Enburg, situada ao sul, há acesso à escada em espiral que conduz aos níveis superiores da torre e aos sinos. O panorama do topo é único! Vale a pena enfrentar uma escada estreita com 285 escadas exclusivamente para essa visão incrível.

O exterior do sul da catedral de São Vito é dominado pelo grande campanário de St Vitus, coberto de cobre. A forma característica renascentista do telhado foi criada pelo mestre Bonifaz Wohlmut. O sino mais pesado do país, pesando 16,5 toneladas, fica pendurado atrás de uma janela de lanceta decorativa dourada desde 1549; é conhecido como “Sigismund”.

O “R” coroado acima da janela do campanário é um lembrete da lenda do imperador Habsburgo Rudolph II, cujo destino estava tão intimamente ligado ao do castelo de Praga. Três escudos de pedra foram colocados debaixo da janela: à esquerda, o leão boêmio de cola dupla, no centro, a águia flamejante de São Vicente (a antiga besta heráldica boêmia) e à direita, o arcebispo de Brasão de Praga. O tempo pode ser lido a partir de dois mostradores, cada um com apenas uma mão: a parte superior indicando a hora mais baixas, os minutos e, a inferior, a hora.

Ao lado do campanário da igreja, o mundialmente famoso Golden Gate (Porta Áurea), leva para dentro da Catedral. Um mosaico de vidro, criado por artesãos venezianos em nome do Imperador Carlos IV, brilha sobre três arcos apontados em 30 cores diferentes. O mosaico é um lembrete do Juízo Final e das chamas ardentes do purgatório. Uma delegação de santos padroeiros boêmios olha para o Salvador. O imperador Carlos IV e sua esposa Elisabeth da Pomerânia também estão presentes no julgamento.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->