Praia do Forte Bahia

Praia do Forte: Como é, onde fica, suas principais praias

Localizada no limite entre a Estrada do Coco e a Linha Verde, a 56 km do aeroporto de Salvador, Praia do Forte faz parte do município de Mata de São João e é um dos principais destinos turísticos da Bahia. Claro que a proximidade de Salvador favorece muito isso mas é preciso pontuar outros fatores como uma ótima infraestrutura de pousadas, hotéis, resorts e casas de temporada; bem como uma boa rede de restaurantes, lojas e serviços e a força do ecoturismo (presença e trabalho das equipes do Projeto Tamar e do Instituto Baleia Jubarte).

A charmosa e bem ambientada Vila da Praia da Forte é um centro de comércio, hotéis, pousadas, bares e restaurantes que funciona praticamente o dia todo e uma boa parte da noite. A Alameda do Sol é a rua mais movimentada mas todo o centrinho com calçamento de pedras e arredores próximos são o coração da PF (carinhosamente chamada pelos baianos), onde todos batem perna e se encontram. Sem o trânsito de automóveis, a vila permite aquele passeio tranquilo pelas ruas. Durante a noite, as luzes e cores dos bares e restaurantes tomam conta do local, o que dá um astral ainda mais especial a tudo.

Praia do Forte

Na alta temporada (e fora de pandemia), festas pequenas e grandes são comuns em Praia do Forte. A vida noturna em PF tem o seu lugar, seja nos shows privados, sejam nos bares e restaurantes com música na vila. Delícia! É na Vila que também se encontra a Capela de São Francisco de Assis, localizada em frente à praia do Porto, onde estão ancorados os barcos de pesca. Muitas festas, e manifestações populares nasceram em torno da igreja, entre elas: Ramo, Comédias, Padroeiro, Caretas, Reisado e Puxada de rede.

Igreja Sao Francisco Praia do Forte

As principais praias de Praia do Forte

Apesar do nome individualizado, em verdade, Praia do Forte corresponde a uma faixa litorânea de 12 km, com pequenas divisões de praias. Vamos conhecê-las.

– Praia do Portinho, Porto de Cima: É a praia principal, localizada próxima à vila. Não é tão indicada para banho por causa do porto natural e a presença de barcos utilizados pelos pescadores.

Praia do Forte

– Praia da Pedra do Chapéu: A praia logo à esquerda do Tamar tem pedras, é preciso cuidado, sobretudo na maré alta. Ande cerca de 10 minutos até as barracas da praia da Pedra do Chapéu; ali há menos pedras. Também é possível acessá-la pelo condomínio Aldeia dos Pescadores.

– Praia do Lorde: Aqui se forma as famosas piscinas naturais que surgem durante a maré baixa em meio os arrecifes de corais e surpreendem os visitantes com a transparência da água, assim como a sua rica biodiversidade marinha. Está localizada a10 minutos do Tamar, em direção ao norte ou lado esquerdo do centrinho.

– Praia Papa Gente: Assim como o Lorde, é conhecida por suas piscinas naturais em que é possível mergulhar e observar de perto os cardumes de peixes. Boa para o banho de mar, já que na parte livre de corais a água é tranquila.

Na sequência está a Praia das Jangadas, único lugar da região onde as jangadas podem entrar no mar, que não está mais protegido pelos recifes. A praia tem uma correnteza forte, não sendo atrativa para os banhistas. No limite norte, está Imbassaí.

– Praia do Tivoli: Em nossa opinião, é o melhor trecho de praia, a 15 min à direita do centro, sentido sul e fica em frente ao resort (que, saiba, não atende passantes). Belos coqueirais e mar tranquilo, porém com pedras em alguns lugares.

Praia do Forte

– Barra da Lagoa: Após a da praia do ecoresort, está a Barra da Lagoa e, do outro lado, a Praia da Barrinha. Durante a maré baixa, é possivel atravessar a lagoa.

Cruzando 4 km de praias desertas, está a Praia da Barra do Rio Pojuca. Aqui não é possível atravessar o rio sem a ajuda de canoas e não há serviço regular para garantir a travessia. Do outro lado do Rio, no limite sul está a praia de Itacimirim.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->