Localizada no limite entre a Estrada do Coco e a Linha Verde, a 56 km do aeroporto de Salvador, Praia do Forte faz parte do município de Mata de São João e é um dos principais destinos turísticos da Bahia. Claro que a proximidade de Salvador favorece muito isso mas é preciso pontuar outros fatores como uma ótima infraestrutura de pousadas, hotéis, resorts e casas de temporada; bem como uma boa rede de restaurantes, lojas e serviços e a força do ecoturismo (presença e trabalho das equipes do Projeto Tamar e do Instituto Baleia Jubarte).
A charmosa e bem ambientada Vila da Praia da Forte é um centro de comércio, hotéis, pousadas, bares e restaurantes que funciona praticamente o dia todo e uma boa parte da noite. A Alameda do Sol é a rua mais movimentada mas todo o centrinho com calçamento de pedras e arredores próximos são o coração da PF (carinhosamente chamada pelos baianos), onde todos batem perna e se encontram. Sem o trânsito de automóveis, a vila permite aquele passeio tranquilo pelas ruas. Durante a noite, as luzes e cores dos bares e restaurantes tomam conta do local, o que dá um astral ainda mais especial a tudo.
Na alta temporada (e fora de pandemia), festas pequenas e grandes são comuns em Praia do Forte. A vida noturna em PF tem o seu lugar, seja nos shows privados, sejam nos bares e restaurantes com música na vila. Delícia! É na Vila que também se encontra a Capela de São Francisco de Assis, localizada em frente à praia do Porto, onde estão ancorados os barcos de pesca. Muitas festas, e manifestações populares nasceram em torno da igreja, entre elas: Ramo, Comédias, Padroeiro, Caretas, Reisado e Puxada de rede.
As principais praias de Praia do Forte
Apesar do nome individualizado, em verdade, Praia do Forte corresponde a uma faixa litorânea de 12 km, com pequenas divisões de praias. Vamos conhecê-las.
– Praia do Portinho, Porto de Cima: É a praia principal, localizada próxima à vila. Não é tão indicada para banho por causa do porto natural e a presença de barcos utilizados pelos pescadores.
– Praia da Pedra do Chapéu: A praia logo à esquerda do Tamar tem pedras, é preciso cuidado, sobretudo na maré alta. Ande cerca de 10 minutos até as barracas da praia da Pedra do Chapéu; ali há menos pedras. Também é possível acessá-la pelo condomínio Aldeia dos Pescadores.
– Praia do Lorde: Aqui se forma as famosas piscinas naturais que surgem durante a maré baixa em meio os arrecifes de corais e surpreendem os visitantes com a transparência da água, assim como a sua rica biodiversidade marinha. Está localizada a10 minutos do Tamar, em direção ao norte ou lado esquerdo do centrinho.
– Praia Papa Gente: Assim como o Lorde, é conhecida por suas piscinas naturais em que é possível mergulhar e observar de perto os cardumes de peixes. Boa para o banho de mar, já que na parte livre de corais a água é tranquila.
Na sequência está a Praia das Jangadas, único lugar da região onde as jangadas podem entrar no mar, que não está mais protegido pelos recifes. A praia tem uma correnteza forte, não sendo atrativa para os banhistas. No limite norte, está Imbassaí.
– Praia do Tivoli: Em nossa opinião, é o melhor trecho de praia, a 15 min à direita do centro, sentido sul e fica em frente ao resort (que, saiba, não atende passantes). Belos coqueirais e mar tranquilo, porém com pedras em alguns lugares.
– Barra da Lagoa: Após a da praia do ecoresort, está a Barra da Lagoa e, do outro lado, a Praia da Barrinha. Durante a maré baixa, é possivel atravessar a lagoa.
Cruzando 4 km de praias desertas, está a Praia da Barra do Rio Pojuca. Aqui não é possível atravessar o rio sem a ajuda de canoas e não há serviço regular para garantir a travessia. Do outro lado do Rio, no limite sul está a praia de Itacimirim.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U