Pratigi

Pratigi: Conheça uma das praias menos exploradas da Bahia

Se alguém me perguntasse poucos anos atrás para que lado ficava a praia de Pratigi, eu diria que não fazia a menor ideia e que fiquei só sabendo da sua existência graças à fama do Universo Paralello, um grande festival rave que acontece durante a semana no revéillon e, a cada dois anos, em Pratigi.

Pratigi é mesmo pouco conhecida por nós, baianos, especialmente, de Salvador, com acesso fácil às praias do Litoral Norte, da Baía de Todos os Santos e às próprias praias da capital. E essa falta de “conhecimento” dos baianos não é à toa. Pratigi tem um acesso bem complicadinho. De Salvador a Valença, via ferry-boat, são 104 km (BA-001) ou 277 km via BR-101. De Valença para Ituberá são mais 43 km e do trevo de Ituberá são mais 27 km até à praia.

O acesso final para Pratigi é feito por uma estrada de asfalto que passa por uma área de floresta bonita e preservada, porém, a estrada é deserta, não é bem conservada, possui vários trechos ruins, muitas curvas e bastante buracos, o que exige cuidado ao dirigir até lá. No caminho você passará pela comunidade quilombola Jatimane, da época em que o Brasil era colônia.

→ Conhecendo a Praia de Pratigi

Pratigi tem aproximadamente 17 km de extensão e, exceto por algumas barracas e cabanas bem rústicas na praia, ela encontra-se ainda bastante deserta, ocupada por fazendas de coco e dendê de norte a sul. Na parte alta da praia, existe um coqueiral exuberante e o mar é relativamente calmo. Sua coloração varia entre o verde e o cinza.

Quando eu fui, ele não estava tãooo verde, mas acredito que graças ao rio que deságua no mar e que vale demais o banho e apreciar a natureza ao redor.

Antes de ir para Pratigi é importante ter ciência que é um local com pouca estrutura, sendo deserta em sua maior parte. Por isso não espere bons restaurantes, muitas opções de lugares para comer e de hospedagem, nem sinal de internet ou celular. Salvo os locais que possuem wi-fi, a comunicação e infraestrutura em Pratigi é bem precária.

Como falei acima, em Pratigi acontece, a cada dois anos, o Festival Universo Paralello, que leva mais de trinta mil pessoas de todas as tribos à praia durante a semana do réveillon. A grande maioria dos visitantes que vão ao festival ficam acampados em barracas e, quem já foi, garante, é uma experiência mágica e única.

Fazendo limite com Pratigi, temos ao norte a Barra dos Carvalhos, Ilha de Boipeba e, ao sul, a Ponta do Apaga Fogo, divisa com a praia de Barra de Serinhaém, na Baía de Camamu. Vale demais a esticada num passeio de bugre ou numa 4×4!

Pratigi

→ Como chegar a Pratigi

→ Indo de Salvador ou do Norte/Nordeste

Existem duas opções para quem vem de regiões ao norte de Salvador:a) Indo por Salvador. Em Salvador, pegar o ferry-boat até Bom Despacho (Ilha de Itaparica), seguindo então para Valença em direção a Ituberá.

b) Indo pela BR 101. Seguir direto pela BR 101 e após a cidade de Santo Antônio de Jesus (nas margens da BR 101), pegar para Nazaré e seguir para Valença e Ituberá.

→ Indo da região Sul/Sudeste (São Paulo e Estados do Sul)

Existem 2 opções para quem vem do estado de São Paulo ou dos estados da Região Sul do país:

a) Indo por Vitória da Conquista (BA) BR 116. Belo Horizonte (MG) – Gov. Valadares (MG) – Teófilo Otoni (MG) – Vitória da Conquista (BA). Seguir para a BR 101, na altura de Itabuna (BA). Continuar pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101) e seguir na direção de Camamú, Itubera.

b) Indo pelo Rio de Janeiro (RJ) BR 101 – Seguir pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101) e seguir na direção de Camamú, Itubera.

Minas Gerais:

a) Indo por Montes Claros (MG). Passando por Salinas (MG), seguir para Vitória da Conquista (BA) e pegar a BR 101 na altura de Itabuna (BA). Seguir pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101) e seguir na direção de Camamú, Itubera.

b) Indo por Governador Valadares (MG). Passando por Teófilo Otoni (MG), seguir para Vitória da Conquista (BA) e pegar a BR 101 na altura de Itabuna (BA). Continuar pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101) e seguir na direção de Camamú, Itubera.

→ Indo da região Centro Oeste

Existem 2 opções básicas para quem sai de regiões próximas a Brasília e Goiânia:

a) Indo por Montes Claros (MG). Brasília – ParacatÚ – Pirapora – Montes Claros. Passando por Salinas (MG), seguir para Vitória da Conquista (BA) e pegar a BR 101 na altura de Itabuna (BA). Seguir pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101)

b) Indo por Barreiras (BA). Brasília – Alvorada do Norte – Barreiras. Seguir para Itaberaba, e pegar a BR 101 na altura de Santo Antônio de Jesus. De lá seguir mais alguns quilômetros pela BR 101 no sentido Itabuna e virando à esquerda para Valença e seguir Para Itubera.

Esta opção é similar e opcional a de Bom Jesus da Lapa e é um pouco mais distante, mas a depender das condições das estradas no fim de ano, pode se tornar uma opção viável.

→ Demais estados do Brasil

O ideal para quem vem de estados mais longínquos é observar algum dos roteiros acima e fazer a conexão que melhor lhe convier.

→ Planeje sua viagem para Pratigi

Hospedagem em Pratigi

  • Booking.com tem 5 hotéis, hostels e pousadas em Pratigi/Ituberá e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros na Bahia

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: