Pratigi

Pratigi: Conheça uma das praias menos exploradas da Bahia

Se alguém me perguntasse poucos anos atrás para que lado ficava a praia de Pratigi, eu diria que não fazia a menor ideia e que fiquei só sabendo da sua existência graças à fama do Universo Paralello, um grande festival rave que acontece durante a semana no revéillon e, a cada dois anos, em Pratigi.

Pratigi é mesmo pouco conhecida por nós, baianos, especialmente, de Salvador, com acesso fácil às praias do Litoral Norte, da Baía de Todos os Santos e às próprias praias da capital. E essa falta de “conhecimento” dos baianos não é à toa. Pratigi tem um acesso bem complicadinho. De Salvador a Valença, via ferry-boat, são 104 km (BA-001) ou 277 km via BR-101. De Valença para Ituberá são mais 43 km e do trevo de Ituberá são mais 27 km até à praia.

O acesso final para Pratigi é feito por uma estrada de asfalto que passa por uma área de floresta bonita e preservada, porém, a estrada é deserta, não é bem conservada, possui vários trechos ruins, muitas curvas e bastante buracos, o que exige cuidado ao dirigir até lá. No caminho você passará pela comunidade quilombola Jatimane, da época em que o Brasil era colônia.

→ Conhecendo a Praia de Pratigi

Pratigi tem aproximadamente 17 km de extensão e, exceto por algumas barracas e cabanas bem rústicas na praia, ela encontra-se ainda bastante deserta, ocupada por fazendas de coco e dendê de norte a sul. Na parte alta da praia, existe um coqueiral exuberante e o mar é relativamente calmo. Sua coloração varia entre o verde e o cinza.

Quando eu fui, ele não estava tãooo verde, mas acredito que graças ao rio que deságua no mar e que vale demais o banho e apreciar a natureza ao redor.

Antes de ir para Pratigi é importante ter ciência que é um local com pouca estrutura, sendo deserta em sua maior parte. Por isso não espere bons restaurantes, muitas opções de lugares para comer e de hospedagem, nem sinal de internet ou celular. Salvo os locais que possuem wi-fi, a comunicação e infraestrutura em Pratigi é bem precária.

Como falei acima, em Pratigi acontece, a cada dois anos, o Festival Universo Paralello, que leva mais de trinta mil pessoas de todas as tribos à praia durante a semana do réveillon. A grande maioria dos visitantes que vão ao festival ficam acampados em barracas e, quem já foi, garante, é uma experiência mágica e única.

Fazendo limite com Pratigi, temos ao norte a Barra dos Carvalhos, Ilha de Boipeba e, ao sul, a Ponta do Apaga Fogo, divisa com a praia de Barra de Serinhaém, na Baía de Camamu. Vale demais a esticada num passeio de bugre ou numa 4×4!

Pratigi

→ Como chegar a Pratigi

→ Indo de Salvador ou do Norte/Nordeste

Existem duas opções para quem vem de regiões ao norte de Salvador:a) Indo por Salvador. Em Salvador, pegar o ferry-boat até Bom Despacho (Ilha de Itaparica), seguindo então para Valença em direção a Ituberá.

b) Indo pela BR 101. Seguir direto pela BR 101 e após a cidade de Santo Antônio de Jesus (nas margens da BR 101), pegar para Nazaré e seguir para Valença e Ituberá.

→ Indo da região Sul/Sudeste (São Paulo e Estados do Sul)

Existem 2 opções para quem vem do estado de São Paulo ou dos estados da Região Sul do país:

a) Indo por Vitória da Conquista (BA) BR 116. Belo Horizonte (MG) – Gov. Valadares (MG) – Teófilo Otoni (MG) – Vitória da Conquista (BA). Seguir para a BR 101, na altura de Itabuna (BA). Continuar pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101) e seguir na direção de Camamú, Itubera.

b) Indo pelo Rio de Janeiro (RJ) BR 101 – Seguir pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101) e seguir na direção de Camamú, Itubera.

Minas Gerais:

a) Indo por Montes Claros (MG). Passando por Salinas (MG), seguir para Vitória da Conquista (BA) e pegar a BR 101 na altura de Itabuna (BA). Seguir pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101) e seguir na direção de Camamú, Itubera.

b) Indo por Governador Valadares (MG). Passando por Teófilo Otoni (MG), seguir para Vitória da Conquista (BA) e pegar a BR 101 na altura de Itabuna (BA). Continuar pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101) e seguir na direção de Camamú, Itubera.

→ Indo da região Centro Oeste

Existem 2 opções básicas para quem sai de regiões próximas a Brasília e Goiânia:

a) Indo por Montes Claros (MG). Brasília – ParacatÚ – Pirapora – Montes Claros. Passando por Salinas (MG), seguir para Vitória da Conquista (BA) e pegar a BR 101 na altura de Itabuna (BA). Seguir pela BR 101 no sentido de Salvador até a altura de Travessão (as margens da BR 101)

b) Indo por Barreiras (BA). Brasília – Alvorada do Norte – Barreiras. Seguir para Itaberaba, e pegar a BR 101 na altura de Santo Antônio de Jesus. De lá seguir mais alguns quilômetros pela BR 101 no sentido Itabuna e virando à esquerda para Valença e seguir Para Itubera.

Esta opção é similar e opcional a de Bom Jesus da Lapa e é um pouco mais distante, mas a depender das condições das estradas no fim de ano, pode se tornar uma opção viável.

→ Demais estados do Brasil

O ideal para quem vem de estados mais longínquos é observar algum dos roteiros acima e fazer a conexão que melhor lhe convier.

→ Planeje sua viagem para Pratigi

Hospedagem em Pratigi

  • Booking.com tem 5 hotéis, hostels e pousadas em Pratigi/Ituberá e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros na Bahia

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: