Em algumas ocasiões já falamos aqui sobre o tesouro precioso que é o bairro do Comércio: uma miscelânea histórico-arquitetônica de influências europeias, misturada a prédios mais modernos, à margem da deslumbrante Baía de Todos os Santos e porta de entrada de Salvador, para quem chega pelo mar. Entretanto, mesmo com essa extraordinária conjuntura em um dos bairros que compõe o Centro Antigo de Salvador, lamentavelmente, problemas mais básicos assolam a região. Muitos casarões prestes a desabar, calçadas (quase) impossíveis de se andar, faltam limpeza, organização dos vendedores ambulantes, mobilidade…
Desde o nosso último post em fevereiro/2018, houve alguma mudança de lá pra cá? Houve, sim. De forma muito, muito, muito vagarosa, em algumas calçadas foram arrancadas as últimas pedras portuguesas e colocadas tenebrosas placas de cimento grosso. Como o simples ato de andar é o mais básico e quem frequenta a região sabe que isso não é uma coisa simples (por mais absurdo que pareça), tivemos uma pequena melhora em poucas calçadas, mesmo que à custa de um doloroso empobrecimento cultural, histórico e até espiritual.
Todas as calçadas foram reformadas? De jeito nenhum. A grande maioria continua da mesma forma: destruídas, abandonadas e mesmo algumas que estavam com cimento já estão quebradas também. As que ainda não foram, serão? Difícil saber. Pelo andar da carruagem, se sim, a passos de tartaruga.
O mais triste é que, além desse acinzamento na região mais linda de Salvador e agressão à nossa história, não se percebe uma ação coordenada, um plano maior em que o intuito seja revitalizar, uniformizar e valorizar a área como um todo, com ordenação dos postes, melhoria dos asfaltos, lamparinas, faixas de pedestres, rampa para cadeirantes…
E as calçadas de um dos maiores símbolos de Salvador, o Mercado Modelo? Continuam do mesmo estado que as outras, bastante destruídas, mas ainda a maior parte é formada por pedras portuguesas. Atualmente, a parte de trás do Mercado está com tapume e tomara que seja indício de reformas e Deus queira que as pedras portuguesas permaneçam. A calçada em frente ao Elevador Lacerda foi reformada recentemente e houve uma mistura de cimento e pedras e isso foi até uma coisa positiva.
Os casarões continuam do mesmo jeito? Sim. Muitos estão em ruínas e prestes a desabar na cabeça dos transeuntes. Os que não estão nesse estágio, estão completamente tapados com ferros e cimento, uma agressão sem tamanho.
No meio desse cenário que entristece, algum alento e esperança. Está ocorrendo a reforma da famosa Praça da Inglaterra…
…E outra coisa maravilhosa que aconteceu e a gente já havia falado aqui foi a reforma da Igreja de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo, que fica ao lado do Elevador Lacerda. Primitiva, ficou linda e graciosa demais! Falamos sobre ela nesse post.
E você, alguma vez já andou pelo Comércio?
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U