Reserva da Sapiranga

Reserva da Sapiranga, a reserva mais próxima a Salvador

A Reserva Ecológica da Sapiranga é uma densa área de Mata Atlântica, inserida na APA (Área de Proteção Ambiental) desde 1992. Localizada em Mata de São João, a apenas 2 km de Praia do Forte e 5 km de Itacimirim; o lugar é um santuário ecológico, lar de diversas espécies animais e vegetais, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como o bicho-preguiça-de-coleira e o ouriço-caxeiro.

Reserva da Sapiranga

Dentro da reserva correm três rios: o Rio Pojuca, de águas calmas, ótimo para o banho; o Rio Terebu e o Rio Sapiranga, este último tem sua nascente na própria reserva. O Rio Terebu é a foz do Sapiranga, origem da cascata (pros baianos do litoral, é uma cachoeira mesmo, hehe) que vale a pena o banho(!) e também compõe um braço de manguezal. Em dado lugar, Sapiranga e Terebu se encontram e correm juntos até desaguar no Rio Pojuca.

Reserva da Sapiranga

Algumas trilhas catalogadas na reserva são a Gameleira, Corredeiras ou Tapagem, Sete Pontes, Bromélias, Bica da Sapiranga, Rolinha, Longa e a Trilha da Gamboa, que tem 1 km e leva até a Gamboa do Rio Pojuca, local tranquilo e seguro para banho às margens do rio. Esta trilha também permite o acesso à mini cachoeira.

Reserva da Sapiranga

Da entrada da reserva até o Rio Pojuca caminha-se mais ou menos 1km e o único restaurante na Sapiranga é o Sabor da Natureza. É uma parada bem interessante para quem tiver com mais tempo para abastecer. Às margens do rio, você pode alugar caiaques, fazer passeio de barco até a foz do Rio Pojuca e tem a tirolesa (não sei se tá funcionando). É a partir desse local que você acessa a pequena cachoeira.

Reserva da Sapiranga

Se não for de forma autônoma (não achamos que vale a pena), você pode fechar o passeio em PF. Praticamente todas as agências e guias disponibilizam esse passeio. Nós fizemos com o Sr. Adailton, muito gente boa (Contato: 71. 99604-5819). Para os baianos já enjoados de praia, é um passeio beeeem fora da caixinha.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->