Salvador foi recentemente notícia no jornal espanhol El País e na Fodor’s Travel, editora sobre viagens e turismo. Vamos a um resumo neste post do que foi falado sobre Salvador no El País.
“Tropical, musical e colorida. Salvador de Bahia é o Brasil puro e miscigenação cultural pura. A herança européia e africana aparece em todos os cantos.”
“O centro histórico – o Pelourinho -, a animada vida noturna do Rio Vermelho, as saborosas caipirinhas de caju e as moquecas de peixes, a praia de Itapuã e as essências do candomblé conquistam quem descobre esta vibrante cidade aninhada na Baía de Todos os Santos.
“Você ainda respira autenticidade. Andando por ruas íngremes de paralelepípedos, cruza-se com homens jogando dominó e as baianas, com volumosos vestidos e turbantes coloridos. O ritmo dos tambores do Olodum é sentido da cabeça aos pés. No Balé Folclórico da Bahia (sua capoeira acelera o coração).”
“”Queijooo! Queijo na brasa! Queijooo!” Você vai ouvir gritos de mais de um vendedor; um lanche típico de queijo assado em uma pequena churrasqueira portátil na praia.”
“De um lado a outro, você pode saltar pela ciclovia ao longo da costa. Se em 2012 foram 34 km, hoje são cerca de 220 (??), orgulhosamente explica a Secretaria de Turismo de Salvador, anfitriões dessa viagem.”
“É provável que durante um mergulho você encontre rosas flutuando. É uma oferenda a Yemanjá, a divindade do mar e dos pescadores e um dos orixás mais populares do candomblé, religião afro-brasileira arraigada entre os baianos.”
“Nesta cidade de mais de 2,5 milhões de habitantes vive a maior comunidade negra fora do continente africano e, embora existam cerca de 300 igrejas, o número de terreiros dedicados aos orixás, chega a 1.600.”
“A Igreja do Bonfim é a mais importante para os católicos e, embora pareça estranho, para os praticantes do candomblé. Todo segundo domingo, há uma maciça e festiva peregrinação de baianos em homenagem a Oxalá, pai de todos os orixás. Perto está a Ponta Humaitá, um dos lugares mais populares para assistir ao pôr do sol. Enquanto as luzes da cidade e seus arranha-céus chegam, alguns pescam, tocam violão e mulheres jogam flores no mar em homenagem a Yemanjá.”
Foto: El País/Reprodução
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U