Rui Barbosa

Rui Barbosa | Baianos que nos orgulham

O baiano Rui Barbosa talvez seja um dos nomes mais prestigiados na história brasileira, com méritos e feitos notáveis. Foi um árduo defensor do federalismo e do abolicionismo, além de advogado, jornalista, jurista, político, diplomata, ensaísta e orador. Também foi deputado, senador, primeiro ministro da Fazenda e um dos membros-fundadores da ABL. Considerado patrono da advocacia brasileira, o ideal de Rui Barbosa foi tido como a implantação da justiça e o predomínio da lei com a fortificação das instituições livres.

Em 1907, alcançou fama mundial ao representar o Brasil na Conferência de Haia (Holanda) e teve seu nome colocado entre os Sete Sábios de Haia e apelidado de o “Águia de Haia”. Seu busto ilustra no alto do plenário do Senado Federal e no hall do plenário do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Em Salvador, seus restos mortais, transladados do Rio de Janeiro, encontram-se numa cripta no imponente Fórum Ruy Barbosa, antiga sede do Tribunal de Justiça da Bahia.

[Contraponto] Candidato à Presidência da República em 1910, representava uma fissura da política do cafe-com-leite e civilista (oposição ao militar Hermes da Fonseca), que sagrou-se vencedor. Em 1912, no triste episódio conhecido como Bombardeio de Salvador (que nos dizimou prédios históricos importantes), consequência de uma disputa política para o governo do Estado; as tropas federais apoiadas pelo então presidente Hermes da Fonseca, o qual apoiava a eleição de J.J. Seabra, lançaram fogo de três fortes contra a própria cidade que buscavam proteger.

Segundo relatos históricos, Rui Barbosa, principal oponente de J.J. Seabra, não mediu esforços para semear a guerra civil entre seus correligionários. Outros dizem que Rui Barbosa parece não ter seu nome corretamente avaliado na história. Em 1913, para surpresa de todos (os não políticos), J.J. Seabra lança a candidatura de Rui Barbosa à Presidência da República.

Baianos que nos orgulham (?)

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: