Farol da Barra

Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador… Aveiro, Portugal

Da série: Salvador e o mundo, o mundo e Salvador, basta um pouco de atenção para sentir o nosso mundo pelo mundo afora.

Quem disse que só existia um único Farol numa Praia da Barra para chamar unicamente de nosso…?

Primeira torre de sinalização das Américas, em 1839, foi inaugurado um novo farol, que substituiu o anterior instalado em 1698, depois de diversos encalhes de embarcações e, segundo registros, do trágico naufrágio do navio Galeão Sacramento. Construído dentro do Forte de Santo Antônio da Barra e situado na Praia da Barra, tanto a praia como o farol são símbolos importantes da cidade do Salvador. Sua torre atual é troncônica em alvenaria com lanterna e galeria, tem 22 metros de altura e foi pintada com bandas pretas e brancas. Subindo seus 82 degraus circulares, você pode ter uma vista ainda mais bonita da Baía de Todos-os-Santos e do próprio bairro da Barra.

No além-mar, erguendo-se de forma grandiosa, o Farol da Barra, localizado na Praia da Barra, em Gafanha da Nazaré (distrito de Aveiro); é o farol mais alto de Portugal e da Península Ibérica, marcando com imponência o encontro da Ria de Aveiro com o mar. Construído entre 1885-1893, com 62 metros de altura e 288 degraus, pintado nas cores branco e vermelho; esse gigante farol é um verdadeiro colosso perto do nosso mas muito menos charmoso, tem nem comparação. Por não estar situado numa capital, a região no seu arredor lembra muito um balneário.

Já conhecia nossa série “Salvador e o Mundo”? É só clicar na tag e passear por lugares onde Salvador se faz/fez onipresente, especialmente, na nossa mente.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->